A nova função do Pix por aproximação será lançada com uma parceria entre o Banco Central e a Google. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que o recurso, que permite pagamentos por aproximação, deve entrar em funcionamento gradualmente nos próximos dias.
Um projeto piloto já está em fase de testes, segundo Campos Neto, que explicou que o sistema não estará totalmente operacional na próxima semana, mas em breve estará disponível. “As pessoas precisam se cadastrar e colocar o Pix dentro da wallet da Google”, destacou o presidente do BC, referindo-se ao uso da nova função.
O lançamento oficial ocorrerá na próxima segunda-feira (4), em São Paulo, onde Campos Neto se reunirá com representantes da Google para detalhar a parceria. A funcionalidade permitirá que usuários façam pagamentos apenas aproximando o celular da máquina de cartão.
Instituições financeiras que operam 99% das transações serão obrigadas a aderir ao Pix por aproximação já a partir de novembro. Para outras instituições, a obrigatoriedade será gradual até janeiro de 2026, marcando uma nova etapa de acessibilidade do sistema Pix.
Com informações de CNN Brasil.