Goiás, governado por Ronaldo caiado, um político de direita, obteve 100% no índice do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) e recebeu o Selo Diamante, o mais alto reconhecimento do prêmio. A conquista foi formalizada em evento realizado na quarta-feira (27), na sede do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), em Goiânia.
O programa avalia a transparência de órgãos públicos com base na Lei de Acesso à Informação e na divulgação de dados, e Goiás superou a média nacional de 63% com um desempenho excepcional de 95%.
O PNTP avalia mais de 7,3 mil portais de entidades públicas em todo o Brasil, e Goiás se destacou por seu alto índice de transparência, que inclui órgãos como o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), que obteve 100% em 2024. Outras instituições, como o Ministério Público de Goiás (MPGO) e o TCE-GO, também receberam selos de qualidade, com destaque para o desempenho do Governo do Estado. O evento, além da entrega dos selos, contou com uma palestra do procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra, sobre "Transparência como valor republicano".
Com a conquista do Selo Diamante, Goiás se posiciona como um modelo de transparência no Brasil, mostrando que é possível governar com altos índices de eficiência e clareza.