O senador Magno Malta anunciou que realizará encontros com embaixadores para expor o que considera uma perseguição política contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante entrevista à rádio Auriverde na manhã desta sexta-feira (14), Malta afirmou que o ex-presidente está sendo vítima de uma narrativa da esquerda que tenta deslegitimá-lo. “Bolsonaro está elegível, ele não foi condenado em nenhuma instância”, afirmou Malta, desafiando as acusações de inelegibilidade que circulam entre os opositores do ex-presidente.
Malta também criticou a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF), chamando-o de uma "cooperativa" que, segundo ele, age para proteger interesses políticos e suprimir a oposição. “O STF formou maioria para criar uma democracia relativa no Brasil”, afirmou o senador, apontando para a crescente influência do tribunal nas decisões políticas do país. Ele acusou ministros como Alexandre de Moraes e Dias Toffoli de manipular a Constituição para atender aos seus próprios interesses.
O senador acusou ainda as embaixadas de não tomarem uma posição clara sobre os acontecimentos políticos no Brasil, em especial a situação de Bolsonaro. "Eu quero levar a verdade para essas embaixadas, porque estamos lidando com uma perseguição política contra um homem eleito pelo povo", declarou Malta. Ele se mostrou disposto a sensibilizar as autoridades internacionais sobre o regime opressor em curso no país.
Além de abordar as questões internas, Malta criticou a atuação de grupos de esquerda e a maneira como as instituições estão sendo conduzidas. Ele afirmou que o Brasil está sendo destruído por “meia dúzia de indivíduos” que, segundo ele, estão levando a nação a uma situação de crise econômica e política.
O senador se comprometeu a denunciar essas questões em futuras viagens, incluindo um encontro planejado com o Parlamento da Espanha.