Na manhã desse domingo (16), uma equipe do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) protagonizou um ato heroico ao salvar a vida de uma recém-nascida que estava engasgada. O fato ocorreu no bairro Granja Lisboa – Área Integrada de Segurança Pública 2 (AIS 2) de Fortaleza.
Durante patrulhamento, a equipe do 17º BPM foi surpreendida por um homem, visivelmente aflito, que segurava um bebê nos braços. A recém-nascida, de apenas 24 dias, apresentava sinais de asfixia e cianose. Imediatamente, os militares realizaram a manobra de Heimlich, que consiste em pressionar a “boca do estômago” para que a vítima volte a respirar, conseguindo desobstruir as vias respiratórias da bebê.
Em poucos instantes, a criança voltou a respirar, abriu os olhos e retomou os movimentos, apresentando uma melhora visível em sua coloração. Após o atendimento inicial, a guarnição policial conduziu a bebê até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bom Jardim, onde a equipe médica de plantão prestou os cuidados necessários para garantir a estabilização da saúde da recém-nascida.
O caso reforça a importância da capacitação dos agentes de segurança para atuar em situações de emergência e o comprometimento da Polícia Militar do Ceará (PMCE) com a segurança e bem-estar da população. Graças à rápida e eficaz intervenção dos policiais, uma tragédia foi evitada e a menina teve sua vida preservada.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da PMCE