A Prefeitura de Porto Nacional, através da Secretaria de Saúde, realiza ações em escolas municipais com o objetivo de conscientizar crianças, docentes e pais sobre a importância da atuação em situações de urgência e emergência. O projeto, conhecido no Brasil e no Tocantins sendo intitulado como Samuzito, começará suas atividades no dia 19, às 17h30, no Centro Municipal de Educação Infantil Judith Tavares, localizado no setor Nova Capital.
Leonesia Ribeiro, coordenadora do programa Saúde na Escola, uma das idealizadoras do projeto no município, apontou a importância da iniciativa. “Este projeto vai muito além de instruir sobre primeiros socorros, trata-se de criar cidadãos mais conscientes e aptos para emergências. Nosso propósito é assegurar que o SAMU seja reconhecido como um serviço indispensável e de fácil acesso à população. Estamos muito contentes com a participação das escolas e, neste semestre, pretendemos ampliar nossas iniciativas, levando esse saber a todos os cantos da cidade.”, destacou Leonesia Ribeiro.
Os treinamentos realizados pelo Samuzito incluem procedimentos para engasgo, crise convulsiva, desmaio, parada cardiorrespiratória, entre outros. Além disso, o projeto ensina o uso apropriado do telefone 192, e quando é solicitado o serviço do SAMU.
O projeto conta com o apoio do SAMU, dos acadêmicos de medicina da Liga Acadêmica de Trauma ITPAC Porto.