A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, realizou na tarde de quarta-feira,12, uma roda de conversa para debater a violência doméstica contra a mulher.
O evento aconteceu na Casa da Mulher Portuense, localizada no setor Novo Planalto, e contou com a presença de representantes da Central de Execução de Penas e Medidas Alternativas (CEPEMA), além de mulheres da comunidade.
Durante a roda de conversa, foram discutidas estratégias para ampliar o atendimento às vítimas, fortalecer a rede de proteção e promover campanhas de conscientização sobre os direitos das mulheres.
As participantes também tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, tirar dúvidas e receber orientações sobre como buscar ajuda em casos de violência.
A secretária da Mulher, Thayse Ribeiro, destacou a importância de espaços de discussão para fortalecer a rede de apoio às vítimas de violência doméstica. “Estiveram conosco 30 mulheres, adultas, jovens e adolescentes, que já estiveram aqui na Casa da Mulher, sendo capacitadas, e fizeram cursos profissionalizantes.
E tivemos junto com o CEPEMA, a oportunidade de dialogar sobre violência doméstica, o perfil do agressor, a alteração que teve na Lei Maria da Penha, como recorrer, e sempre enfatizando o empoderamento dessas mulheres“, afirmou Thayse.
Também participaram do encontro a assistente social Raquel Cavalcante e o psicólogo Fernando Khlyfton Negreiros Batista, representantes da CEPEMA. Eles abordaram temas como os impactos psicológicos e sociais da violência doméstica, as medidas alternativas de punição e a importância da reinserção social dos agressores por meio de programas educativos e de conscientização.