A forte mobilização popular em Copacabana neste domingo (16) pela anistia dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro já começa a surtir efeito no Congresso Nacional. Dados atualizados nesta segunda-feira (17) mostram que o número de deputados que se declaravam neutros na votação da anistia para os manifestantes significativamente. Ao mesmo tempo, o apoio declarado à medida cresceu, indicando que a pressão popular foi determinante para a mudança de posicionamento dos parlamentares.
Antes da manifestação liderada por Bolsonaro, 298 deputados evitavam declarar voto sobre o tema. Após o evento, esse número caiu, enquanto os favoráveis à anistia aumentaram. 257 votos são necessários para a aprovação do projeto.
A mudança reflete o impacto direto da mobilização de quase meio milhão de pessoas no Rio de Janeiro e em outros estados. Parlamentares que antes hesitavam agora sentem o peso da pressão popular e a expectativa de suas bases eleitorais. O cenário pode acelerar as articulações para que o tema avance na Câmara, especialmente diante do crescimento da adesão à anistia e do desgaste daqueles que insistem em não se posicionar.