Sábado, 28 de Maio de 2022 04:17
63 98121-2858
Geral Geral

A narrativa fake e os número desencontrados sobre a vacinação com Coronavac em Serrana-SP

A narrativa fake e os número desencontrados sobre a vacinação com Coronavac em Serrana-SP

01/06/2021 09h49 Atualizada há 12 meses
Por: Redação

Essa história sobre a vacinação em massa da população em Serrana, região metropolitana de Ribeirão Preto-SP, está mal explicada. Primeiro, a divulgação dos índices de aplicação das doses é questionável. Segundo, os resultados obtidos com a aplicação das doses são uma dúvida.

A questão é: o Boletim divulgado pela prefeitura em momento algum detalha os números divulgados pelo Fantástico nesse domingo (30). "Considerando apenas estes números brutos do Boletim, não é possível encontrar a redução de 95% das mortes e 80% dos casos", publicou o jornalista e escritor Leonardo Coutinho em seu perfil no Twitter.

"Não achei esses 95% de redução em nenhum lugar da tabela. De onde tiraram esse percentual?" disse outro internauta.

A grande suspeita, mais uma vez, é que o Estado de São Paulo e a imprensa estão manipulando dados para criar uma falsa narrativa sobre a vacinação.

O Portal Novo Norte acompanhou o assunto quando a notícia fake da vez era sobre o falso percentual de 98% ou 96%da população vacinada. A "vacinação geral", no auge da publicidade sobre o tema alcançou 65,3% do público-alvo, ou seja, 28.380 pessoas. A informação é do próprio portal global de notícias G1, na editoria Fato ou Fake.

https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/fato-ou-fake/coronavirus/noticia/2021/04/05/e-fake-que-quase-toda-a-populacao-de-serrana-ja-foi-imunizada-e-ainda-assim-mortes-por-covid-19-explodiram-na-cidade.ghtml

Uma reportagem do Portal Novo Norte já identificava que mesmo com elevado número de pessoas vacinadas os casos de contaminação e óbito foram recorrentes. Sendo que, conforme divulgado pela prefeitura, 19 pessoas foram a óbito em março. Já em Abril, pico de vacinação, 917 casos foram notificados. No mês seguinte um crescimento nos números:1095 casos de COVID-19 confirmados entre a população da cidade.

Entre tantos desencontros, cresce a impressão de que estão manipulando dados e construindo uma narrativa sobre a vacinação no município de Serrana. O motivo você já sabe: respaldar críticas e terrorismo ao presidente da República em sua cautela a respeito da vacinação da população, ao poupar brasileiros de se submeterem a verdadeiras "testagens em massa".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.