Domingo, 26 de Junho de 2022 02:59
63 98121-2858
Economia Economia

Ministério da Economia apresenta proposta do novo Centro de Bionegócios da Amazônia

Reunião de trabalho sobre o edital do novo CBA acontece nesta quinta (19/5) para esclarecer dúvidas e apresentar a estrutura física aos interessados em gerenciar a instituição

18/05/2022 17h12
Por: Redação Fonte: Governo Federal
Ministério da Economia apresenta proposta do novo Centro de Bionegócios da Amazônia

A Secretaria Especial de Produtividade de Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) realizam nesta quinta- feira (19/5), às 10 horas (horário de Manaus), a primeira Reunião Técnica de Trabalho sobre o edital de gestão do novo Centro de Bionegócios da Amazônia.

Na reunião, a ser realizada em Manaus (Auditório do CBA - Av. Danilo Areosa, 690 - Distrito Industrial), será apresentado o novo modelo de negócios e sanadas eventuais dúvidas a respeito do edital para seleção e qualificação de entidade privadas, sem fins lucrativos como Organização Social para gerir o novo CBA. O encontro terá transmissão pela Internet. A equipe do CBA vai promover visitas guiadas às instalações do Centro, que poderão ser agendadas previamente, por meio do correio eletrônico cba@suframa.gov.br.

CBA

O Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) terá o objetivo de criar alternativas econômicas, mediante a inovação tecnológica, para o melhor aproveitamento econômico e social da biodiversidade amazônica de forma sustentável. Está dividido em mais de 30 unidades componentes, dentre as quais laboratórios, unidades de apoio tecnológico, unidades de apoio técnico e áreas administrativas – todas dotadas de modernas instalações.

Atualmente, o CBA oferece para o mercado um conjunto de serviços de análises físico-químicas e microbiológicas, além de outros serviços técnicos especializados, como ensaios de eficácia e segurança toxicológica.

O novo formato – a ser sugerido e adotado com o edital lançado no início de maio – permitirá que o CBA atue com foco na geração de negócios para estimular alternativas econômicas na região. A ideia é fazer com que as pesquisas desenvolvidas localmente resultem em soluções e produtos capazes de fazer o setor produtivo gerar emprego e renda, com preservação ambiental e melhoria de vida para a sociedade como um todo.

A entidade selecionada será responsável pela gestão estratégica, tática e operacional do CBA. A Sepec/ME exercerá as funções de definição das políticas públicas vigentes, regulação, fomento e supervisão das atividades executadas pelo Centro.

Sobre o Edital

Empresas interessadas deverão enviar proposta, em formato PDF, por meio do Peticionamento Eletrônico do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), entre os dias 20 e 25 de junho de 2022. Os documentos a serem analisados pela Comissão de Avaliação deverão atender a todas as regras contidas no edital.

Podem participar do chamamento entidades cujas atividades sejam voltadas ao desenvolvimento de novos negócios e projetos, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e inovação, e à formação e qualificação de fornecedores, preferencialmente em bioeconomia.

Para a avaliação, também serão levadas em consideração apresentação oral das propostas e entrevista com até cinco membros sêniores das equipes gerenciais e científicas da entidade, presencialmente ou por meio de videoconferência, em data a ser agendada pela Sepec/ME.

Os pedidos de esclarecimentos, decorrentes de dúvidas na interpretação do edital de chamamento público, deverão ser encaminhados até 10 dias antes da data-limite para o envio da proposta para o e-mail sepec.supe@economia.gov.br.

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.