Domingo, 26 de Junho de 2022 02:18
63 98121-2858
Brasil Brasil

Segunda etapa de seleção para a UAB abre 20 mil vagas

Pela primeira vez, foram selecionados cursos para auxiliar no desenvolvimento de economias locais e para formar agentes públicos

19/05/2022 14h16
Por: Redação Fonte: Governo Federal
Segunda etapa de seleção para a UAB abre 20 mil vagas

A CAPES divulgou nesta quarta-feira, 18 de maio, o resultado final da segunda fase do Edital nº 9/2022, da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Serão abertas 20.100 vagas, em 66 cursos para apoiar o desenvolvimento de economias locais e 68 para a formação de agentes públicos.

Os cursos vinculados a uma política de formação específica são uma novidade no Sistema UAB. Entre os selecionados estão, por exemplo, Gestão do Agronegócio, Finanças e Turismo, para auxiliar no desenvolvimento de economias locais, e Administração Pública e Gestão em Saúde, para a formação de agentes públicos.

As vagas se somam às 131.102 da parte tradicional do programa, apresentadas na primeira etapa do edital. Na fase 1, foram selecionados 369 cursos de licenciatura, como Pedagogia, Letras, Matemática e Educação Física, e 220 especializações, entre as quais Gestão Escolar, Informática e Saúde na Educação.

Sobre o programa

Criado em 2006, o Sistema UAB leva a universidade pública a locais distantes e isolados do País pela modalidade educação a distância (EaD). Isso facilita iniciativas que estimulam a parceria governamental — federal, estadual e municipal — com 139 instituições de ensino superior. O objetivo é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores, com ofertas de vagas prioritariamente voltadas ao preparo de profissionais para trabalhar com a educação básica. Atualmente, são 121 mil alunos matriculados em 967 polos instalados em 850 municípios brasileiros.

 

  
 
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.