Domingo, 26 de Junho de 2022 11:51
63 98121-2858
Geral Tocantins

Governo do Tocantins amplia quantidade de salas cirúrgicas no HGP e estima aumento de 40% nos procedimentos

Governador Wanderlei Barbosa visitou as quatro novas salas de cirurgia do Hospital Geral de Palmas, nesta quinta-feira, 19

19/05/2022 20h05
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
O governador Wanderlei Barbosa visitou nesta quinta-feira, 19, as quatro novas salas de cirurgia do Hospital Geral de Palmas - Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins
O governador Wanderlei Barbosa visitou nesta quinta-feira, 19, as quatro novas salas de cirurgia do Hospital Geral de Palmas - Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

O governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, visitou nesta quinta-feira, 19, as quatro novas salas de cirurgia do Hospital Geral de Palmas (HGP). Com os novos espaços, a estimativa é de ampliar os atendimentos cirúrgicos em 40%.

A criação de novas salas de cirurgia era uma demanda antiga, do hospital de maior referência no Estado do Tocantins, o HGP. “Estamos animados com esses novos ambientes, o HGP é uma referência e o nosso objetivo é trazer mais melhorias para a saúde pública do Estado”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.

O HGP tinha, até então, dez salas de cirurgias, e, em média, eram realizadas 880 cirurgias por mês. Agora, com 14 salas, devidamente equipadas, a estimativa é aumentar esse quantitativo realizando cerca de 1.200 cirurgias por mês. “Com a inauguração dessas quatro salas cirúrgicas, vai ajudar a diminuir a fila das cirurgias eletivas. Vamos destinar uma sala exclusiva para cirurgia eletiva, uma sala exclusiva para ortopedia e uma sala exclusiva para neurocirurgia. E a partir de hoje [quinta-feira, 19], já começam a funcionar as salas aumentando o nosso quantitativo de cirurgias por mês”, informou o diretor-geral do HGP, Leonardo Toledo.

As salas estão equipadas com arcos cirúrgicos, mesas cirúrgicas e aparelho de anestesia. O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, reforçou que a aquisição de aparelhos foi fundamental para a criação das salas e que foi pensada também para equipar outros hospitais no Tocantins. “No HGP, o ambiente já existia. Nós precisávamos de equipamentos e, com ajuda das emendas parlamentares da bancada federal, conseguimos comprar os equipamentos, que foram para as novas salas cirúrgicos, em Palmas. Esses equipamentos também ajudarão na melhoria das estruturas de outros hospitais do Estado”, destacou.

Novos profissionais

Com a construção das novas salas, há a necessidade de contratação profissional, para compor o corpo efetivo do hospital e reforçar o atendimento no HPG. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deve contratar enfermeiros (quatro vagas), técnicos em enfermagem (12 vagas) e técnicos em instrumentação cirúrgica (oito vagas).

“A área da saúde é um desafio e sempre buscamos soluções. Neste momento, estamos vendo um crescimento na saúde, o HGP vai praticamente dobrar a capacidade de procedimento cirúrgico e isso é motivo de felicidade, mas também de compromisso, o que nos motiva ainda mais para buscar recursos, capacitação e contratação de profissionais para o hospital”, reforçou o Governador.

Obras e vistoria

O Chefe do Executivo também acompanhou as obras de ampliação do Hospital Geral de Palmas, sendo que o primeiro espaço visitado foi o pronto-socorro. O espaço iniciou as reformas em 2018, mas os trabalhos foram comprometidos por conta da pandemia provocada pela covid-19.

Com a ampliação desse espaço, a expectativa é acabar com a espera nos corredores. “A entrega do pronto-socorro ampliado deve ocorrer em agosto, o que vai desafogar a situação dos corredores. Sabemos que a demanda é sempre crescente e a ordem do Governador foi reforçar e dar prioridade nessa obra”, ressaltou o secretário Afonso Piva.

Além do pronto-socorro, o Wanderlei Barbosa vistoriou, juntamente com a equipe responsável pela obra, outros espaços da nova área do hospital, como por exemplo, o novo espaço da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “O pronto-socorro vai dobrar a capacidade de atendimento e, com os novos leitos de UTI, teremos mais de 50 em agosto e nossa expectativa é chegar a 80 leitos no fim do ano. Estamos melhorando todo o sistema de atendimento do HGP e isso vai acontecer de maneira rápida, pois estamos fiscalizando e cobrando celeridade nessa questão”, concluiu o governador.

Governo do Tocantins amplia quantidade de salas cirúrgicas no HGP e estima aumento de 40% nos procedimentos
O governador Wanderlei Barbosa também visitou as obras de ampliação do Hospital Geral de Palmas - Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins amplia quantidade de salas cirúrgicas no HGP e estima aumento de 40% nos procedimentos
Wanderlei Barbosa vistoriou, juntamente com a equipe responsável pela obra, outros espaços da nova área do hospital - Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins amplia quantidade de salas cirúrgicas no HGP e estima aumento de 40% nos procedimentos
O pronto-socorro está em reforma e, com a ampliação, a expectativa é acabar com a espera nos corredores - Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.