Domingo, 26 de Junho de 2022 12:16
63 98121-2858
Saúde Saúde

Ministro Marcelo Queiroga participa de ações de incentivo à saúde cardiovascular

Durante o Painel World Heart Summit, foram destacados serviços, programas e metas do SUS direcionados aos cuidados com o coração

23/05/2022 08h45
Por: Redação Fonte: Governo Federal
Ministro Marcelo Queiroga participa de ações de incentivo à saúde cardiovascular

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve, na manhã deste domingo (22), no encerramento do World Heart Summit, da 7ª Cúpula Mundial do Coração, em Genebra, na Suíça. Com foco em uma melhor saúde cardiovascular para todos, o evento contou com a participação de mais de 450 participantes e, pelo menos, 29 palestrantes dos setores médico, de pesquisa e de políticas, bem como do setor de saúde. A ação busca mapear as mudanças e tendências necessárias; fazer um balanço de novos tratamentos, tecnologias e abordagens; e desafiar os governantes, líderes mundiais e formuladores de políticas a fazer da saúde cardiovascular uma prioridade.

O ministro Marcelo Queiroga destacou os serviços voltados para a saúde cardiovascular oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a importância de reforçar os cuidados e metas de redução das doenças do coração “Temos uma forte política pública de enfrentamento às doenças cardiovasculares, que inicia na Atenção Primária. São 48 mil unidades básicas de saúde, espalhadas nos 5.570 municípios da nossa grande nação. Por meio da Atenção Primária, nós temos a meta de controlar a hipertensão arterial, combater fortemente o tabagismo, o excesso de peso, o controle do diabetes. E os cuidados não param por aí. Nós já temos um programa para ampliar o tratamento do infarto agudo na fase pré-hospitalar, triplicamos o investimento em trombolíticos. Através de um acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais, vamos implementar a Telecardiologia, o Tele-eletrocardiograma e a meta é, em um ano, reduzir 36% da mortalidade cardiovascular por infarto”.

Para incentivar os cuidados com a saúde do coração, o ministro participou da 3ª edição da “Walk the Talk: Health For All Challenge”, organizada pela World Health Organization. A caminhada faz parte da programação da 75ª Assembleia Mundial da Saúde. O evento tem como objetivo dar visibilidade às questões ligadas à saúde, como a importância da atividade física na prevenção contra as doenças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas (ONU) vêm atuando juntas para celebrar a importância de estilos de vida saudáveis.

 

  
 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.