Sábado, 25 de Junho de 2022 22:25
63 98121-2858
Turismo Turismo

Observatório Nacional do Turismo ganha versão para celular

Funcionalidade possibilita acesso a painéis móveis dinâmicos por meio de smartphones

24/05/2022 08h29
Por: Pablo Carvalho Fonte: Governo Federal
Observatório Nacional do Turismo ganha versão para celular

O Ministério do Turismo acaba de lançar uma versão para dispositivos móveis dos painéis dinâmicos do Observatório Nacional do Turismo. O espaço reúne uma série de informações, dados e indicadores do setor de Turismo. Os painéis interativos podem ser mais bem visualizados por usuários também de celulares e outros dispositivos móveis conectados à Internet.

Para acessar os painéis clique AQUI. 

“Tendo em vista que hoje o principal meio de acesso à Internet no país é o celular, precisamos criar condições para oferecer uma melhor experiência de acesso e navegação da nossa base de dados do Turismo, principalmente dos painéis móveis dinâmico, por meio deste dispositivo”, destaca o ministro do Turismo, Carlos Brito.

Os painéis apresentam dois perfis de consulta: “Ocupações formais do setor de turismo no Brasil” e “perfil socioeconômico das ocupações do setor de turismo no Brasil”. O primeiro, por exemplo, possibilita que os dados sejam filtrados por atividade do setor, ano, região e obtenha-se informações como o número de trabalhadores formais, a remuneração média do turismo e o cenário em cada uma das regiões do país.

Já o espaço do perfil socioeconômico contém informações sobre o mercado de trabalho formal no Turismo, com recorte geográfico por macrorregião, unidade da federação, região turística e município. Também é possível visualizar os dados por Atividade Característica do Turismo (ACT), faixa etária e grau de instrução, por exemplo.

Para acessar o Observatório Nacional do Turismo clique AQUI. 

RADAR DO TURISMO - Também está disponível uma nova edição do Radar do Turismo, publicação mensal que reúne os principais indicadores do turismo brasileiro, com análises das principais variáveis econômicas do ambiente e fatores que podem influenciar a realização de viagens no país e no mundo.

A publicação destaca, entre outros dados, que em fevereiro deste ano o Turismo do Brasil empregava cerca de 1,9 milhão de pessoas, principalmente, nos segmentos de alimentação (62%), alojamento (16,6%) e transporte de passageiros (12,4%). Também em fevereiro, o Volume das Atividades Turísticas e a Receita Nominal, medidos pelo IBGE, cresceram 28,7% e 37,5%, respectivamente, quando comparados ao mesmo mês de 2021.

Já a Receita Cambial Turística no Brasil (gastos de turistas no país), em fevereiro, chegou à marca de US$ 359,73 milhões, o que representou uma variação positiva de 70,10% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Para a íntegra do boletim Radar do Turismo, clique AQUI. 

  
 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.