Domingo, 26 de Junho de 2022 10:45
63 98121-2858
Tocantins Museu Palacinho

Valderez prestigia assinatura da ordem de serviço para reforma e ampliação do Museu Palacinho

Na manhã desta quarta-feira (25) a deputada estadual Valderez Castelo Branco (Republicanos) participou da cerimônia de assinatura da Ordem de serviço para as obras de ampliação e reforma do Museu do Estado do Tocantins, o Palacinho, em Palmas. Durante sua fala, Valderez destacou a importância de preservar e valorizar a cultura e a história do Estado e parabenizou o governador Wanderlei Barbosa pela assinatura da autorização a realização dos serviços.

25/05/2022 16h37
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa Do Tocantins
Valderez prestigia assinatura da ordem de serviço para reforma e ampliação do Museu Palacinho

Na manhã desta quarta-feira (25) a deputada estadual Valderez Castelo Branco (Republicanos) participou da cerimônia de assinatura da Ordem de serviço para as obras de ampliação e reforma do Museu do Estado do Tocantins, o Palacinho, em Palmas.  Durante sua fala, Valderez destacou a importância de preservar e valorizar a cultura e a história do Estado e parabenizou o governador Wanderlei Barbosa pela assinatura da autorização a realização dos serviços. 

“O Palacinho é um dos lugares mais importantes para o Tocantins, pois foi dele que saíram as primeiras ações e as leis que foram criadas no início da construção do Estado para a melhoria qualidade de vida da nossa população.  Sabemos que ninguém vive história sem o passado, sem o presente e sem planejar o futuro. Tendo essa consciência, parabenizo o Governador Wanderlei Barbosa pelo investimento de mais de R$ 1 milhão e 800 mil na obra de construção do anexo que irá abrigar o acervo do museu, além de ampliar o espaço para receber exposições e eventos que irão fomentar ainda mais a nossa cultura” destacou Valderez. 

A solenidade de assinatura ocorreu no próprio museu, que foi o primeiro edifício construído na Capital e a primeira sede do Governo do Estado, localizado na Quadra 112 Norte, Avenida NS-10. E contou com a presença do ex-deputado federal e pré-candidato a deputado federal Lázaro Botelho além de prefeitos e vereadores de outros municípios tocantinenses.

Ainda durante sua fala, Valderez  mencionou o ex-governador Siqueira Campos. "Não poderia deixar de honrar o nome do eterno Governador Siqueira Campos e parabenizar o Secretário Hercy Filho, o representante do Amigos do Palacinho e Conselheiro, Wagner Praxedes, o presidente do TCE, Napoleão Sobrinho, Jairo Mariano e de tantos outros que trabalham para preservar o patrimônio histórico do nosso Tocantins.

O contrato, com valor de R$ 1.830.265,39, é proveniente do Fundo Estadual de Cultura e tem como objetivo a construção de um espaço para abrigar acervos artísticos e culturais.

O idealizador do grupo Amigos do Palacinho, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Wagner Praxedes, ressaltou que a reforma primária do Palacinho ocorreu em 2019, respeitando as características históricas do edifício, que carrega em suas estruturas marcas do Cerrado tocantinense. “O prédio foi construído em madeira de jatobá e sua estrutura, por si só, já é o museu. Essa obra é simples, que não vai descaracterizar a já construída, pois o novo anexo será feito ao lado da Capela. Esperamos que a obra seja concluída no máximo em seis meses”, afirmou Wagner Praxedes.

 

  
 

 

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.