Sexta, 19 de Agosto de 2022 11:07
63 98121-2858
Cidades Gurupi

Abertura da Semana de Enfermagem de Gurupi é marcada por homenagens e reconhecimento à categoria

A abertura da 1ª Semana Municipal de Enfermagem de Gurupi lotou o auditório do Centro de Convenções Mauro Cunha, nesta quarta-feira, 25, e foi prestigiada por autoridades municipais, instituições e profissionais de referência da área da saúde. Na solenidade, o reconhecimento pelo trabalho prestado rendeu homenagens à enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que receberam o Prêmio Destaque Marinalda Costa de Souza.

25/05/2022 17h32
Por: Redação
Abertura da Semana de Enfermagem de Gurupi é marcada por homenagens e reconhecimento à categoria

A abertura da 1ª Semana Municipal de Enfermagem de Gurupi lotou o auditório do Centro de Convenções Mauro Cunha, nesta quarta-feira, 25, e foi prestigiada por autoridades municipais, instituições e profissionais de referência da área da saúde. Na solenidade, o reconhecimento pelo trabalho prestado rendeu homenagens à enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que receberam o Prêmio Destaque Marinalda Costa de Souza.

A Secretaria de Saúde criou o Prêmio Marinalda Costa de Souza em reconhecimento a esta grande profissional, que faleceu no ano passado, mas deixou um legado de exemplo e amor ao próximo durante os 30 anos de sua vida, atuando como técnica de enfermagem e enfermeira, no Município.

As boas vindas aos participantes foi dada pela coordenadora da atenção básica da saúde, Maria Auxiliadora da Paixão Aires, que esteve representando o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes. “O nosso reconhecimento aos profissionais de enfermagem, é desde as figuras históricas aos dias de hoje, principalmente diante do que vivenciamos no enfrentamento à pandemia. A Enfermagem está crescendo e se especializando. Nós cuidamos do nosso paciente e nos mobilizamos para melhorar sempre”, frisou Maria Auxiliadora, se referindo também aos avanços e desafios que o setor busca percorrer. “Sabemos que a caminhada é longa, temos muito a construir ainda, o SUS é construção permanente”, disse Maria Auxiliadora.

O vice-prefeito Gleydson Nato, em nome da prefeita Josi Nunes, também reconheceu a importância da categoria e sua atuação para a sociedade. “Parabenizo e agradeço aos profissionais de enfermagem, pelo trabalho prestado e pela dedicação, é uma das profissões que está cerceada pelo cuidado e responsabilidade com o próximo. O apoio da gestão é incondicional à aprovação da PEC da enfermagem, é uma luta constante. Obrigado a tudo o que fizeram e que continuam fazendo em Gurupi”, ressaltou Gleydson.

“Todos os profissionais que estão aqui, que atuam nos mais diversos campos da enfermagem, sabem o quanto é importante estudar e se capacitar na área. É uma alegria participar da Semana de Enfermagem, o Coren-TO é parceiro e está de portas abertas a todos os profissionais da enfermagem”, frisou em seu discurso a presidente do COREN – TO, Luana Bispo Ribeiro.

 Para o presidente da Câmara de Vereadores de Gurupi, Rodrigo Maciel, “o enfrentamento à pandemia pelos profissionais de enfermagem foi exemplo para todos os demais profissionais de outras áreas. São os profissionais mais dedicados, o amor e a dedicação fazem a diferença na vida das pessoas”, reconheceu Maciel.

Não faltaram elogios à iniciativa e à organização do evento. “Parabenizo a Secretaria de Saúde, à Prefeitura de Gurupi e a todos que lutam e buscam a valorização profissional e melhorias para melhoria da classe. Em nome da Marinalda parabenizo todos os profissionais da enfermagem aqui presentes”, parabenizou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Augusto Rodrigues de Andrade.

Prêmio Marinalda Costa de Souza

Foi realizada uma votação interna, de forma virtual, com todas as equipes de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem para selecionar os colegas homenageados com o Prêmio Marinalda Costa de Souza, que atuam no SAMU, na UPA24h, na Clínica da Mulher, na Policlínica e nos dois Centros de Atenção Psicossocial - CAPSs.

Já o enfermeiro homenageado pelo setor da Atenção Primária foi escolhido pelos coordenadores conforme cumprimento de metas e comprometimento com o serviço. E o critério estabelecido para escolha do técnico e do auxiliar de enfermagem, da atenção primária, foi o tempo de serviço dedicado à enfermagem no município de Gurupi.

Programação:

Dando continuidade à programação do evento, ainda pela manhã, o enfermeiro e professor Nilton Elias de Souza, proferiu uma palestra sobre “Saúde mental na enfermagem”. A tarde também foi recheada de palestras e troca de conhecimento entre os participantes da 1ª Semana Municipal de Enfermagem de Gurupi.

Amanhã, 26, para o segundo dia de evento, das 8h às 12h, está previsto o curso “Box de urgência e emergência” que será ministrado pelo enfermeiro intensivista, professor e servidor público na área de enfermagem, com ampla experiência em Unidades de Terapia Intensiva – UTI e de Urgência e Emergência, Tony Régis Nascimento.

Já na programação da tarde, que marcará o encerramento da Semana de Enfermagem, a partir das 16h, no pátio do 4º BPM, a equipe do SAMU irá realizar a simulação realística de um acidente de trânsito. A iniciativa foi possível graças à parceria da Secretaria Municipal de Saúde, com o Conselho Regional de Enfermagem – COREN-TO, com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, 4º Batalhão da Polícia Militar, Ligas Acadêmicas de Enfermagem e Agência Municipal de Trânsito – AMTT e demais colaboradores e órgãos de segurança pública.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.