Domingo, 26 de Junho de 2022 02:20
63 98121-2858
Saúde Saúde

Saúde de Palmas é parceira em mutirão de combate ao glaucoma

Promovida pelo Instituto da Visão, a ação atendeu 29 pacientes regulados pela Semus com diagnóstico da doença ocular

27/05/2022 09h54
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Saúde de Palmas é parceira em mutirão de combate ao glaucoma

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) participou nesta quinta-feira, 26, como parceira do Instituto da Visão na realização de atendimentos a pacientes com diagnóstico de glaucoma. A ação ocorreu na sede do Instituto, em Palmas, e está relacionada ao Maio Verde e ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, celebrado nesta quinta. Os 29 pacientes triados pelo Sistema de Regulação da Semus começaram a ser atendidos a partir das 8 horas da manhã. Primeiro, passaram pela consulta para confirmar o diagnóstico da enfermidade para em seguida dar início ao tratamento.

Para Maria Dominga Machado, de 67 anos de idade, que convive com a doença há 18 anos, o acompanhamento e tratamento são essenciais para que ela possa continuar desenvolvendo suas atividades diárias. Acompanhada de seu marido Genésio Rosa, 67 anos, Maria conta que se mudou para Palmas a menos de sete meses e já conseguiu ser atendida por sua unidade de referência, e rapidamente encaminhada para a ação para uma nova avaliação de seu tratamento para o glaucoma.

A médica oftalmologista Larissa Coimbra, do Instituto Visão, relata que essa campanha é para reforçar a importância da prevenção do glaucoma. Ela ressalta que, quando não tratada, a doença pode levar à cegueira e o tratamento é simples e a cirurgia só é realizada em casos extremos da enfermidade.

Glaucoma

O glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo e a única forma de prevenção é a consulta periódica ao oftalmologista. A doença não possui cura, mas pode ser tratada e controlada com colírios, além de cirurgia. Com o acompanhamento médico e uso das medicações evita-se a perda da visão, uma vez que a pressão do olho é estabilizada.

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO

Palmas - Tocantins

Sobre o município
Palmas é um município brasileiro, sendo a capital e também a maior cidade do estado do Tocantins.