Domingo, 26 de Junho de 2022 12:17
63 98121-2858
Brasil Brasil

MEC inaugura LabCrie na Paraíba

O programa beneficiará mais de 15 mil professores da rede municipal e estadual

27/05/2022 15h33
Por: Redação Fonte: Governo Federal
MEC inaugura LabCrie na Paraíba

O Ministério da Educação (MEC) inaugurou, nesta quinta-feira (26), o terceiro Laboratório de Criatividade e Inovação (LabCrie) para a educação básica em João Pessoa, Paraíba. O espaço, que é exclusivo para a formação de professores, foi instalado na Estação Cabo Branco ─ Ciência, Cultura & Arte, um projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer. 

A Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC é a responsável pelo Programa. Esse é o terceiro laboratório inaugurado neste ano. O primeiro foi na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e o segundo na Secretaria de Estado do Mato Grosso do Sul. Até o mês de junho, estão previstas mais seis inaugurações no país. 

Durante cerimônia de inauguração do novo espaço, a secretária-executiva adjunta do MEC, Sylvia Gouveia, apresentou o projeto e afirmou: “União, estados e municípios precisam estar alinhados para o fortalecimento das políticas educacionais. Essa parceria no estado da Paraíba é fundamental e reflete o espírito de colaboração”. 

O diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do MEC, Renato Brito, também esteve presente na inauguração do laboratório e afirmou que essa é uma política de estado, que tem como foco a melhoria educacional. 

“É motivo de muito orgulho para nós testemunharmos, mais uma vez, a materialização do compromisso da Secretaria de Educação Básica do MEC com a formação e a valorização docente. Uma satisfação que só cresce à medida em que contribuímos para a recuperação da educação brasileira após o ápice de uma das piores crises sanitárias que o mundo já viu. Aqui, neste espaço que inauguramos hoje, professores da rede pública do estado da Paraíba poderão conectar-se com o mundo, fazer pesquisas, criar materiais audiovisuais e preparar aulas que integrem os alunos a uma cultura crescentemente globalizada”, afirmou o diretor. 

Na ocasião, a secretária Municipal da Educação e Cultura, América Castro, projetos e programas que estão na pauta do município, vinculados à educação 4.0 e voltados para a tecnologia na educação, também com foco na gestão. A equipe do MEC também se reuniu com o governo do estado para tratar sobre o LabCrie e de outras ações voltadas para o uso da tecnologia na educação. 

No estado da Paraíba, o LabCrie beneficiará mais de 15 mil professores das redes municipal e estadual de ensino. Para a instalação desses espaços no país, o MEC investiu R$ 17 milhões.

 A medida necessita da parceria dos estados. Os estados e o Distrito Federal oferecem o local para o laboratório e realizam a manutenção do espaço após a instalação. Nesses espaços, os docentes podem experimentar equipamentos, plataformas digitais e metodologias que permitam desenvolver a inovação na prática pedagógica. O Programa também prevê a formação de gestores locais e professores formadores, dentro de metodologias alinhadas ao conceito de experimentação e aprendizagem ativa, além de permitir trocas e aprendizado entre os usuários.

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.