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ME e Enap criam Rede LideraGOV para fomentar o desenvolvimento permanente de novos líderes

Além de representantes das duas instituições, a Rede será formada pelos egressos do Programa LideraGOV e contará com um canal digital para debate e trocas de informações sobre o tema “liderança”

27/05/2022 15h35
Por: Pablo Carvalho Fonte: Governo Federal
ME e Enap criam Rede LideraGOV para fomentar o desenvolvimento permanente de novos líderes

Foi publicada nesta sexta-feira (27/5) a Portaria Conjunta nº 37, de 6 de maio de 2022, da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia (ME), e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que institui a Rede LideraGOV de Desenvolvimento de Líderes no âmbito da Administração Pública federal.A construção de uma rede de servidores públicos com alta capacidade de gestão e liderança é um dos objetivos originais do Programa LideraGOV, lançado em junho de 2020 pelo Ministério da Economia em parceria com a Enap. A Rede LideraGOV faz parte de um conjunto de ações para o desenvolvimento contínuo desses servidores, a fim de que se tornem líderes inovadores e contribuam para a busca constante da excelência nos serviços públicos prestados à população.

A Rede reunirá os servidores públicos federais egressos das várias edições do Programa LideraGOV, visando fortalecer o vínculo entre eles e alavancar o resultado dos trabalhos e o desenvolvimento de suas competências de liderança, pela possibilidade de compartilhar experiências e conhecimentos.

A primeira turma do LideraGOV, composta por 59 alunos, concluiu a fase do curso de qualificação em junho de 2021 e, em abril deste ano, outros 80 servidores – oriundos de um concorrido processo seletivo – iniciaram a segunda edição da capacitação que será concluída em dezembro de 2022. Além dos egressos de cada edição, a Rede contará também com os membros do ME e da Enap que já participam do seu Grupo Técnico Gestor.

Para alcançar tais propósitos, diversas atividades serão promovidas pelo Grupo Gestor da Rede LideraGOV de Desenvolvimento de Líderes – que é sua instância consultiva e deliberativa máxima. Será utilizada, ainda, uma plataforma digital para o alcance dos objetivos da Rede, que inclui fóruns de discussão. A plataforma será operacionalizada pela Equipe de Moderação e Curadoria da Rede, constituída por até três egressos do LideraGOV, designados pelos membros do Grupo Gestor.

A Rede deve contribuir para a troca de experiências relacionadas ao exercício da liderança no setor público e para a consolidação do LideraGOV como programa permanente de desenvolvimento de líderes da Administração Pública federal. Também tem por objetivo dar visibilidade ao Programa e a seus egressos entre os órgãos da Administração direta, autárquica e fundacional do poder Executivo federal e demais espaços da sociedade civil.

 

 

 

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