Sexta, 19 de Agosto de 2022 10:29
63 98121-2858
Turismo Turismo

Cruz (CE) recebe oficinas do projeto “Brasil, essa é a nossa praia” do MTur

Cidade do litoral cearense conta com apoio do Ministério do Turismo para elaborar o Plano de Gestão Integrada da orla local

07/06/2022 08h24
Por: Redação Fonte: Governo Federal
Cruz (CE) recebe oficinas do projeto “Brasil, essa é a nossa praia” do MTur

A cidade litorânea de Cruz (CE) é palco nesta semana de uma primeira etapa de oficinas do projeto “Brasil, essa é a nossa praia” do Ministério do Turismo, que busca aprimorar a gestão de orlas. Os encontros, iniciados nesta segunda-feira (06.06) e que reúnem representantes do MTur, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Prefeitura Municipal, do setor privado e da sociedade civil, visam à elaboração do Plano de Gestão Integrada (PGI) da orla local. (Acompanhe AQUI)

As oficinas no município, situado a cerca de 245 quilômetros de Fortaleza, capital do Ceará, abordam o diagnóstico de desafios e potenciais da região da Praia do Preá, cenário de fortes ventos e ideal para a prática de esportes aquáticos como windsurf e kitesurf. O projeto, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), orienta a implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas de sustentabilidade.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, ressalta o empenho do governo Jair Bolsonaro em ouvir todos os envolvidos no processo e proporcionar avanços no aproveitamento de orlas. “A elaboração dos planos de gestão das orlas exige a participação das comunidades envolvidas, e é isso que as oficinas proporcionam. Assim, será possível definir as melhores ações possíveis, com impactos positivos na geração de divisas, emprego e renda”, aponta.

O projeto do MTur apoia 10 cidades do país, selecionadas em chamada pública, na formalização de planos de gestão integrada com vistas à adesão ao Projeto Orla do governo federal. Além de Cruz, a iniciativa engloba Angra dos Reis (RJ), Cabo Frio (RJ), Paraty (RJ), Vila Velha (ES), Barreirinhas (MA), São Sebastião (SP), Imbé (RS), Salvador (BA) e Natal (RN). Até o momento, oficinas do projeto já foram realizadas em Angra, Natal e Barreirinhas.

O processo colaborativo de construção do Plano de Gestão Integrada da orla do município cearense de Cruz ainda vai ser trabalhado durante uma nova fase de oficinas promovidas pelo Ministério do Turismo na cidade, marcada para o período entre os dias 16 e 19 de agosto. Já no dia 08 de novembro deste ano, é prevista a organização de uma audiência pública a respeito do assunto em Cruz.

PROJETO ORLA - Coordenado pelos ministérios do Turismo, da Economia, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Regional, o projeto tem como objetivo contribuir para a aplicação de diretrizes de disciplinamento de uso e ocupação de orlas. Os planos de gestão integrada englobam ações que visam a mitigar danos ambientais e promover o desenvolvimento sustentável, favorecendo a melhoria de serviços de infraestrutura e o fluxo turístico, entre outros benefícios.

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.