Quinta, 11 de Agosto de 2022 17:25
63 98121-2858
Internacional Internacional

Presidente da República, Jair Bolsonaro, participa da abertura da IX Cúpula das Américas, nos Estados Unidos

O evento reúne chefes de Estado e de Governo para tratar de temas de interesse global

10/06/2022 09h10
Por: Pablo Carvalho Fonte: Governo Federal
Presidente da República, Jair Bolsonaro, participa da abertura da IX Cúpula das Américas, nos Estados Unidos

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, participou, nesta quinta-feira (09/06), da sessão plenária de abertura da IX Cúpula das Américas que ocorre em Los Angeles, Estados Unidos. A Cúpula reúne chefes de Estado e de Governo e é um importante foro de diálogo político dos líderes dos países das Américas, para que sejam abordados os desafios e oportunidades compartilhados na região.

Esta edição da Cúpula das Américas é organizada e presidida pelos Estados Unidos e tem como tema a “Construção de um futuro Sustentável, Resiliente e Equitativo”. Serão abordadas questões relacionadas à política, crescimento econômico sustentável, energia limpa, meio ambiente, desenvolvimento social e governança democrática.

Após as discussões, os chefes de Estado e de Governo deverão adotar cinco compromissos políticos, como resultado da Cúpula, que são: Plano de ação sobre saúde e resiliência nas Américas, Nosso futuro sustentável e verde, Acelerando a transição para a energia limpa, Agenda regional sobre transformação digital e Plano de ação interamericano sobre governança democrática.

O Presidente Jair Bolsonaro viajou aos Estados Unidos acompanhado pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e uma delegação expressiva com autoridades como o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

A cúpula ocorre entre os dias 6 e 10 e conta com ampla agenda de debates. Além do encontro entre os mandatários de países das Américas, os Estados Unidos anunciaram três fóruns oficiais, a IV Cúpula de CEOs das Américas, organizada pela Câmara de Comércio dos EUA; o VI Foro de Jovens das Américas, organizado pelo "Young Americans Business Trust"; e foro da sociedade civil e atores sociais, organizado com o apoio da Secretaria de Cúpulas da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Protocolo estreita parceria entre Brasil e Estados Unidos

Após participar da abertura da IX Cúpula das Américas, o Presidente Jair Bolsonaro participa de uma reunião bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. No dia em que os mandatários dos dois países se encontram, foi publicada no Diário Oficial da União a promulgação de um decreto presidencial que coloca em vigor o Protocolo sobre Regras Comerciais e de Transparência Brasil-EUA.

O protocolo, assinado em outubro de 2020, trata-se de um pacote comercial para a promoção dos fluxos bilaterais de comércio e investimento. O instrumento conta com anexos sobre facilitação de comércio e administração aduaneira, boas práticas regulatórias e anticorrupção. O anexo sobre facilitação de comércio é o texto mais avançado negociado nessa área pelo Brasil, de acordo com o Ministério da Economia.

O protocolo vai reduzir a burocracia de comércio exterior, reduzir custos de operações de importação e exportação e viabilizar a adoção de boas práticas no campo regulatório. A adoção do instrumento ilustra o potencial da parceria entre o Brasil e os EUA, de acordo com o Ministério.

 
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.