Quinta, 11 de Agosto de 2022 17:30
63 98121-2858
Agricultura Tocantins

Tocantins comemora dia Nacional da Agricultura Irrigada com avanços na produção de grãos e frutas

Estado se destaca, consolidado com o maior projeto de agricultura irrigada por subinundação da América Latina

15/06/2022 13h55
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Os projetos de irrigação, desenvolvidos pelo Governo do Tocantins, auxiliam o crescimento da produção de alimentos - Foto: Seagro/Governo do Tocantins
Os projetos de irrigação, desenvolvidos pelo Governo do Tocantins, auxiliam o crescimento da produção de alimentos - Foto: Seagro/Governo do Tocantins

Nesta data, 15 de junho, o Tocantins comemora o dia Nacional da Agricultura Irrigada com avanços significativos, principalmente na produção de grãos (arroz, milho, feijão caupi/mungo, soja para sementes e frutas, principalmente a melancia. O Estado se destaca, consolidado com o maior projeto de agricultura irrigada por subinundação da América Latina.

O Brasil é um dos poucos países do mundo capazes de elevar a sua produção agrícola sem comprometer o meio ambiente. O país tem mais de 12% das reservas de água doce e algumas das maiores bacias hidrográficas do mundo. “E a quantidade de água utilizada no país, pela agricultura irrigada, representa menos de 0,6% do que existe nos nossos rios. Além disso, grande parte da demanda hídrica desta cultura é suprida via água da chuva”, ressaltou o fundador, coordenador da Renai (Rede Nacional de Irrigantes) e pesquisador da Embrapa Cerrados, Lineu Rodrigues.

Lineu Rodrigues destaca ainda que “a irrigação é sem dúvida, a tecnologia com maior potencial de contribuir para o aumento da segurança alimentar e ambiental, bem como a redução da fome e da pobreza, além de gerar grande números de empregos”.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café, o Tocantins é potencialmente produtor de grãos e a agricultura irrigada é uma das atividades econômicas em expansão.“Os projetos de irrigação, desenvolvidos pelo Governo do Tocantins, auxiliam o crescimento da produção de alimentos nos perímetros irrigados, ao gerar emprego e renda, possibilitando a produção agrícola para impulsionar ainda mais o agronegócio tocantinense”, ressaltou.

Projetos de irrigação

Os projetos de irrigação, desenvolvidos pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), têm como uma das principais missões, proporcionar, aos irrigantes e produtores, uma melhor forma de produzir seus alimentos, dando suporte hídrico de drenagem e irrigação, com foco na melhoria do desempenho da produção agrícola de norte a sul do Estado.

Prodoeste

Trata-se da implantação de um modelo de aproveitamento hidroagrícola sustentável na região sudoeste do Estado do Tocantins, nas bacias dos rios Formoso e Pium e seus afluentes. Dentre as principais obras da infraestrutura, está a Barragem de Acumulação denominada P8, com 2.820 metros de comprimento e 30 metros de altura.

Projeto Gurita

Está localizado na região centro-norte do Estado, no município de Itapiratins. O projeto tem como fonte hídrica o Rio Tocantins, uma área total de 1.280 hectares e 11 lotes de irrigação, beneficia os irrigantes na produção de frutas e culturas anuais.

Projeto Manuel Alves

Com uma área total de 14.597 hectares e fonte hídrica, o rio Manuel Alves, o projeto está localizado no município de Dianópolis, na região sudeste do Tocantins. O perímetro irrigado possui um total de 199 lotes para pequenos produtores e 14 lotes empresariais. Culturas como abacaxi, banana, coco, mamão, maracujá, manga e goiaba são cultivadas na região, ajudando a fomentar a economia local e no entorno.

Projeto Rio Formoso

Um dos maiores projetos da infraestrutura, o Rio Formoso é lotado em uma área de 27.787 hectares, no município de Formoso do Araguaia, na região sudoeste do Estado. O Projeto é composto por uma série de infraestruturas que dão suporte à produção agrícola, aos sistemas de irrigação, drenagem, estações de bombeamento, entre outras.

Projeto São João

O projeto compreende a implantação de infraestrutura de irrigação para hortigranjeiros e frutas. Localizado à margem direita do reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, no Rio Tocantins, sentido Palmas/Porto Nacional, pela rodovia TO-050, o projeto possui uma área total de 5.129 hectares.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.