Sábado, 28 de Maio de 2022 03:37
63 98121-2858
Agricultura Tocantins

Governo do Tocantins aponta perspectivas para o mercado madeireiro tocantinense

Seminário ocorre na quarta-feira, 8, a partir das 14 horas, no auditório da Defensoria Pública do Tocantins, na Avenida Teotônio Segurado, em Palmas

03/12/2021 11h15
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Tocantins teve um aumento de 5,2%, na produção de florestas, em 2019 - Foto: Seagro/Governo do Tocantins
Tocantins teve um aumento de 5,2%, na produção de florestas, em 2019 - Foto: Seagro/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizam na quarta-feira, 8, o Seminário “Silvicultura: perspectivas para o mercado madeireiro”. O evento ocorre a partir das 14 horas, no auditório da Defensoria Pública do Tocantins, na Avenida Teotônio Segurado, em Palmas. Podem participar produtores rurais, empresários do setor silvicultural, técnicos, acadêmicos e demais interessados.

Na ocasião, os especialistas de entidades públicas e privadas e produtores florestais debatem sobre os temas: Produção e qualidade de madeira do mogno africano; Produção da Tachigali vulgaris (Cachamorra branca) para energia; Resultados preliminares de ensaio: Sistema integrado com espécies nativas no Tocantins; Desafios e demandas em Pesquisa e Desenvolvimento em novas fronteiras florestais; e sobre como o produtor pode acessar a Reposição Florestal, e assim conseguir mais uma forma de remuneração com a sua floresta.

Segundo a engenheira florestal da Seagro, Arlete Leite, o encontro busca potencializar a atividade da silvicultura no Tocantins. “É um momento para debatermos as demandas e, ao mesmo tempo, mostrarmos as diversas possibilidades do uso da madeira como alternativa de geração de negócio, além de mostrarmos novas espécies com potencial produtivo para o Estado, e assim termos uma maior diversidade de produtos florestais”, explicou.

Crescimento

De acordo com a divulgação de novembro de 2021 do Produto Interno Bruto (PIB), pelo IBGE, o Tocantins teve um aumento de 5,2%, na produção de florestas, em 2019, acima da média nacional, que foi de 1,2%. O crescimento foi impulsionado pela atividade de silvicultura no Estado, que teve uma elevação de 278,2% em volume comercializado, impulsionada principalmente pela extração de madeira em tora de eucalipto.

Convênio

O encontro faz parte do convênio Siconv nº 870855/2018 firmado entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Inscrições

As inscrições podem ser feitas no linkencurtador.com.br/efmyD, ou ainda no local do evento, que será presencial e gratuito. O contato para sanar dúvida é 3218-2185

Parceiros

Participam também do evento representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC/TO), Instituto de Agronomia Agrícola, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Defensoria Pública e as empresas Polli Fertilizantes e Naturanja.

Covid-19

O encontro presencial ocorrerá dentro das normas sanitárias para o combate a covid-19, ou seja, é obrigatório uso de máscara, mantendo o distanciamento social e uso de álcool gel.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.