Sábado, 28 de Maio de 2022 17:21
63 98121-2858
Turismo Santa Catarina

Governo do Estado firma acordo para elaboração de plano turístico integrado

Oito municípios catarinenses participaram da assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), Agência de D...

08/12/2021 18h55
Por: Redação Fonte: Secom Santa Catarina
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Oito municípios catarinenses participaram da assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Santa Catarina, nesta quarta-feira, 8. O objetivo é elaborar um plano de desenvolvimento integrado do turismo sustentável para as cidades de Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, São Bonifácio, Rancho Queimado, São Pedro de Alcântara e Alfredo Wagner.

“Queremos desenvolver a potencialidade que cada um destes municípios tem em gerar riqueza. A geração de riqueza faz parte de um processo onde pegamos uma grande paisagem e transformamos em um bem intangível de alto valor econômico. Estas cidades já contam com diversos atrativos, mas que precisam do apoio do Estado para realizar as ações de forma integrada”, destacou o secretário da Fazenda, Paulo Eli. Segundo ele, o trabalho inclui a orientação para aprimoramento e diversificação da oferta turística, aumentando a visibilidade destas cidades, desenvolvendo ações para valorizar o ecoturismo, as águas termais, além do turismo religioso e da gastronomia.

De acordo com o presidente da Santur, Renê Meneses Nunes, é extremamente importante para Santa Catarina a elaboração de planos turísticos segmentados e estruturados. “Assim podemos realmente fazer um turismo integrado. Isso vai agregar o desenvolvimento da região, fomentando a economia de municípios da Grande Florianópolis que precisam deste impulso”, falou.

O projeto é composto por três etapas, que incluem os planejamentos municipais, o plano integrado regional e a elaboração e uma marca turística. “Para que esse planejamento turístico regional aconteça, é necessário desenvolver planos em cada uma das oito cidades, fazendo os levantamentos das suas potencialidades. O Sebrae/SC já tem conduzido trabalhos em todo o Estado e, agora, vai auxiliar no desenvolvimento deste projeto”, esclarece o analista do Sebrae/SC, Alan Claumann.

O prefeito de Alfredo Wagner, Gilmar Sani, agradeceu em nome dos outros prefeitos presentes o empenho do Governo do Estado em fomentar o turismo na região. “Essa parceria é necessária. O Governo está dando o suporte para desenvolver nossos municípios e é isso que nós queremos, é o que o povo precisa”, disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.