Sábado, 28 de Maio de 2022 05:27
63 98121-2858
Agricultura Tocantins

Governo do Tocantins realiza live sobre ações de programa sobre genética, nesta quinta, 13

Live sobre o Programa Mais Genética Tocantins será realizada no canal da Secretaria de Estado da Agricultura: seagrotocantins

10/01/2022 13h34
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Programa Mais Genética Tocantins vai contemplar pequenos e médios produtores do Estado com 100 mil kit’s para procedimentos de inseminação - Foto: Agricultura/Governo do Tocantins
Programa Mais Genética Tocantins vai contemplar pequenos e médios produtores do Estado com 100 mil kit’s para procedimentos de inseminação - Foto: Agricultura/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), realiza nesta quinta feira, 13, a partir das 10 horas, uma live sobre a metodologia de aquisição dos kit’s para Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF) doPrograma Mais Genética Tocantins. A live será realizada no canal da Secretaria da Agricultura: seagrotocantins

O Programa que vai contemplar pequenos e médios produtores do Tocantins com 100 mil kit’s para procedimentos de inseminação tem como objetivo maximizar a produtividade de matrizes do rebanho, tendo dentre as vantagens desta tecnologia a sincronização do cio das vacas de todo um lote de produção ou rebanho, em um curto e determinado período de tempo, mantendo assim maior controle e praticidade em todo procedimento, além de gerar um número maior de bezerros mais saudáveis, mais pesados e de forma mais rápida.

De acordo com o secretário da Seagro, Jaime Café, é preciso dar oportunidade aos pequenos e médios produtores a terem acesso aos mercados nacional e internacional, cada vez mais exigentes. “Os países importadores exigem uma carne cada vez melhor e com esse projeto o bezerro vai ter um valor agregado muito maior na hora da comercialização, o que vai resultar em ganho financeiro para o produtor e divisas para o Estado, que vai se destacar pela qualidade do rebanho”, pontuou.

Para o secretário Executivo, Adenieux Santana, a inseminação IATF faz uso de protocolos hormonais que oferecem maior controle sobre a ovulação. “A aplicação do protocolo, quando seguida e devidamente acompanhada por profissionais capacitados, gera uma melhora visível na eficiência reprodutiva nas fazendas”, ressaltou.

Rebanho

De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), o rebanho bovino no Tocantins, em 2021, é de 9,7 milhões de animais, um crescimento de 11%, comparando com ano passado, colocando o Estado no 11° no ranking nacional. Os municípios maiores criadores de animais estão, em primeiro, Araguaçu (281.253), seguidos de Formoso do Araguaia (202.850), Araguaína (183.378), Pium (162.498) e Peixe (149.654).

São parceiros no programa a Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faet/Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco Mundial e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-TO).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.