Sábado, 28 de Maio de 2022 17:41
63 98121-2858
Cidades Porto Nacional

Porto Nacional intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti com carro fumacê

Nesta quarta-feira, os veículos circularam em locais estratégicos como depósito de veículos e pneus velhos

12/01/2022 18h33
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Nacional
Porto Nacional intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti com carro fumacê

O combate à Dengue está sendo feito de forma intensa em Porto Nacional, uma dessas medidas é o Carro Fumacê, com duas unidades de borrifação. Nesta quarta-feira, 12, os veículos realizaram a pulverização de inseticida em pontos estratégicos da cidade, como depósitos de pneus velhos e de veículos apreendidos. No período da tarde, o serviço foi direcionado ao Distrito de Luzimangues para atender os Bairros Park dos Girassóis, Jardim do Porto, Palmares, Jardim Europa, Móia, Bela Vista e Águas Lindas.                                                                                                                    


Esta é uma das estratégias encontradas pela gestão municipal para controlar o avanço dos casos de Dengue no município as populações de mosquitos, e consiste em passar um carro que emite uma "nuvem" de fumaça com baixas doses de um agrotóxico que elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região. A técnica é muito utilizada durante períodos de epidemia para eliminar mosquitos e evitar a transmissão de doenças.


A Secretaria Municipal da Saúde tem orientado a população sobre os cuidados, realizado mutirões de limpeza, detecção e eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre amarela, zika e chikungunya. Conforme a secretária municipal de saúde, Lorena Martins, “o fumacê é uma medida emergencial muito importante, mas não anula a necessidade de todos os demais cuidados. A necessidade da utilização desses veículos no combate à doença foi devido ao número de casos apresentados, não somente no município, mas em todo o estado”, explicou.


Lorena Martins disse que “desde a chegada dos veículos foi priorizado primeiramente os bairros onde houve o maior número de notificações. Dessa forma, para que todos os nossos esforços sejam realmente eficazes precisamos contar com a contribuição da população”, explicou. 


Informação Importante 

No momento da passagem do carro fumacê, permaneça dentro de sua residência e mantenha portas e janelas abertas.


Como evitar focos do mosquito

– Mantenha caixas d’água tampadas;

– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

– Limpe ou preencha os pratos de vasos de plantas com areia;

– Evite jogar lixo em locais inapropriados 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.