Sábado, 28 de Maio de 2022 03:59
63 98121-2858
Justiça Tocantins

Seciju realiza dia D de higienização em todas as unidades penais do Estado para coibir o avanço da covid-19 e síndromes gripais

Ação teve início na quarta-feira, 19, e encerra nesta sexta-feira, 21

22/01/2022 09h31
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Ações de higienização auxiliam na limpeza e sanitização dos ambientes carcerários, diminuindo o risco de proliferação da covid-19 e síndromes gripais - Foto: Seciju/Governo do Tocantins
Ações de higienização auxiliam na limpeza e sanitização dos ambientes carcerários, diminuindo o risco de proliferação da covid-19 e síndromes gripais - Foto: Seciju/Governo do Tocantins

Para prevenir a transmissão da covid-19 e síndromes gripais e preservar a saúde dos policiais penais, servidores e custodiados do Sistema Penal, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) está realizando o Dia D de Higienização os todos os estabelecimentos penais do Tocantins. A ação teve início na quarta-feira, 19, e encerra nesta sexta-feira, 21.

“A limpeza e sanitização das unidades integra as novas medidas adotadas pela Pasta para coibir o contágio da covid-19 e outras síndromes que estão com maior risco de contaminação em todo o Tocantins. Com essa nova situação alarmante no início do ano, o Sistema Penal implementou um novo Plano de Ação com esta e outras diversas ações para coibir e conter a proliferação das doenças e manter as unidades penais um ambiente seguro tanto para quem atua quanto para quem é custodiado do Estado, seguindo com o nosso objetivo de trabalhar preventivamente para manter o controle e garantir a saúde de todos”, explicou o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes Alves.

Até agora já foram sanitizados os estabelecimentos penais de Arraias, Barrolândia, Colméia, Formoso do Araguaia, Gurupi, Miracema, Natividade, Palmas, Paraíso, Palmeirópolis, Tocantinópolis, Unidade Penal Feminina de Miranorte e Unidade Penal Feminina de Ananás. Até o final do dia, todas as 25 unidades penais terão finalizado a ação de higienização.

Para o chefe da Unidade Penal de Paraíso, Leandro Sá, as ações contribuem para um ambiente seguro para todos. "A santificação faz parte das rotinas carcerárias, pois traz maior salubridade ao ambiente, evitando a disseminação da covid-19 e outras doenças que se proliferam com maior facilidade no ambiente penal. Além disso, a prática da limpeza traz ao privado de liberdade a participação no movimento, que em si lhe mostra sua responsabilidade na coletividade em que vive", salientou.

Medidas de prevenção

A Seciju implementou a suspensão das visitas e atendimentos jurídicos nas unidades penais por 15 dias. A suspensão passou a contar a partir da última quarta-feira, 19, seguindo por 15 dias corridos. Além da suspensão, estão sendo realizadas ações de saúde como a higienização dos estabelecimentos penais e testagem para covid-19 sendo realizadas em parceria com órgãos de saúde.

Para a gerente de Assistência e Saúde ao Preso e Egresso, Sandra Veloso, o Sistema Penal tem atuado para garantir assistência à saúde e prevenir a contaminação de vírus."Estamos trabalhando para evitar a proliferação de doenças prevalentes no ambiente carcerário, garantindo um ambiente mais limpo e saudável, diminuindo, assim, a disseminação e contaminação da covid-19 e síndromes gripais", destacou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.