Está em fase final a implantação pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) do sistema de gestão da população carcerária e dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa do estado e combate ao crime organizado, o Sistema Hades.
Desenvolvido pelo escrivão de Polícia Civil, David Neme Muradás, o sistema consiste no gerenciamento de toda a comunidade carcerária e socioeducativa, com informações sobre a quantidade de reeducandos, tipo de pena, rotina dentro da unidade, características físicas entre outras.
O Sistema Hades será gerido pelo Setor de Dados, Estatísticas e Sistemas (Sedes) da Seciju e abrangerá todas as unidades penitenciárias, prisionais e socioeducativas do estado, servindo de referência para todas as ações relacionadas com execução da pena no Tocantins.
“O programa vem para complementar o nosso trabalho de reestruturação do Sistema Penitenciário, transformando o estado em modelo para o país. O sistema irá atender todas as áreas envolvendo a execução penal, assim como servirá às forças policiais e a todos os setores da segurança pública”, afirmou o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes de Sousa.
Funcionalidade
Cada unidade prisional terá um módulo específico no programa para gerir devido as especificidades de cada unidade penal e socioeducativa. Além disso, o setor administrativo da Seciju e as forças de segurança também terão seus respectivos módulos. “O sistema foi desenhado seguindo todos os conceitos de segurança orgânica e da informação, é totalmente auditável, separado por níveis de acesso. O objetivo é compartilhar as informações para fortalecer o sistema de segurança pública no estado por completo”, falou o desenvolvedor do Hades, David Nemes Muradas.
Após finalização do período de ajustes, o Sistema Hades poderá ser acessado por qualquer dispositivo que tiver um navegador web e acesso à internet, independente de sistema operacional ou tamanho de tela do dispositivo, pode ser smartphone, tablet, computador, central multimídia de carro, smart tv, smartgeladeira etc.
Nome
O nome Hades faz referência ao deus da mitologia grega que considera-se o primeiro agente penal da história. Hades foi enviado para o Tártaro por seus irmãos e tinha a função de impedir que qualquer um fugisse do local.
Fonte: SECOM/TO