Segunda, 15 de Agosto de 2022 07:31
63 98121-2858
Geral Geral

Simpósio de Reprodução Bovina supera expectativas e recebe mais de 600 pessoas

Simpósio de Reprodução Bovina supera expectativas e recebe mais de 600 pessoas

30/09/2019 08h52 Atualizada há 3 anos
Por: Redação
Simpósio de Reprodução Bovina supera expectativas e recebe mais de 600 pessoas

A busca por técnicas que garantam qualidade na carne bovina e no manejo reprodutivo reuniu cerca de 600 pessoas no 5º Simpósio de Reprodução Bovina do Tocantins (SRB/TO) nos dias 26 e 27, no Centro Universitário Luterano (Ceulp/Ulbra), em Palmas.

Com olhos atentos e caneta em mãos, produtores rurais, pesquisadores, médicos veterinários, zootecnistas, engenheiros agrônomos e acadêmicos locais e de vários estados acompanharam as palestras que receberam 10 palestrantes de renome nacional e internacional, todos conceituados no meio científico com experiências voltadas para a prática no campo e que destacaram as atualidades no mercado do agronegócio.

O Prof. Dr. PHD. Gabriel Bó, comenta uma técnica inovadora que os produtores poderão investir em suas propriedades, a Aplicação do Sêmen Sexado. "Nós agora teremos uma tecnologia disponível para poder direcionar o sexo das crias, ou seja, sêmens que tenham 90% de segurança que os bezerros vão nascer fêmeas ou 90% que nasçam machos. Nós fizemos adaptação dos protocolos de IATF utilizando sêmen sexado em novilhas e vacas, então estamos conseguindo uma taxa de prenhez um pouco inferior que temos com o sêmen convencional, a relação está em torno de 85% a 90%" disse.

Olhar pecuarista

O gerente da fazenda Senda, Thiago Soares, localizada em Monte Santo do Tocantins, afirma que o encontro é uma iniciativa fortalecedora e destaca o sucesso das técnicas aplicadas na propriedade. “Já é a terceira edição que eu participo desse evento que traz um engrandecimento teórico e prático para nós, pois aqui acompanhamos todas as novidades em tecnologias de ponta aplicadas tanto no Brasil, quanto na Argentina, Estados Unidos, Austrália, relacionadas à reprodução, engorda e recria. Algumas dessas ferramentas já são aplicadas em nossa fazenda pela Clivar Reprodução, que já nos atende há 7 anos, e tem melhorado muito nossos índices, tanto em prenhez, peso a desmama e intervalo de partos”, explica.

Experiências acadêmicas

No segundo dia do encontro, recém-formados apresentaram experiências desenvolvidas durante a vida acadêmica. Dentre eles, o médico veterinário, Ederjunior Paixão Sousa que levou dados obtidos com o tema “Taxa de prenhez em vacas nelore e mestiças submetidas ao protocolo de IATF de três manejos e relato de caso”.

“Esse é um tema muito relevante dentro do que o Simpósio traz hoje, pois estamos buscando uma melhor qualidade de carne, um melhoramento genético do nosso rebanho e a IATF nesse relato de caso vem para agregar e trazer bons resultados. É de suma importância a realização desse evento, acredito que muitos participantes estão com a mente aberta com relação a essa área, talvez aqueles que não tinham ainda escolhido um segmento agora consigam definir devida a vasta diversidade de temas”, finaliza.

Feira Agrotecnológica

Um dos diferenciais dessa edição foi a Feira Agrotecnológica dentro do Simpósio promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), parceira do evento. O espaço contou com a exposição de 10 estandes, onde foram apresentados tudo que há de mais moderno em termos de agronegócio. Foram comercializadas sementes, tronco de contenção bovina, brincos de identificação animal, máquinas, equipamentos, dentre outros.

O médico veterinário da Clivar Reprodução e um dos organizadores, Danilo Pincinato, comenta os resultados do evento. “Finalizo esse evento com gratidão a todos os parceiros e aos participantes porque todos eles fazem parte de uma engrenagem e com a falta de um, o evento não aconteceria. Tivemos mais de 600 participantes e o resultado foi espetacular! As informações abordadas nas palestras estão voltadas ao planejamento de uma estação reprodutiva que envolve gestão, manejo de pasto, cálculos financeiros, então cada programa discutido pode ser aplicado na fazenda dependendo do custo financeiro, adaptação e de acordo com os anos pode haver evolução conforme vão melhorando as técnicas aplicadas", finaliza.

SRB/TO

O SRB/TO acontece a cada dois anos e é uma realização da Clivar Reprodução Bovina, MSD Saúde Animal e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na 5ª edição contou com apoio do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), do Governo do Estado do Tocantins e da Prefeitura de Palmas.

Fonte: Kiw Assessoria

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.