Sexta, 20 de Maio de 2022 21:44
63 98121-2858
Geral Geral

Marinha conclui processo de união das sessões de mais um submarino

Marinha conclui processo de união das sessões de mais um submarino

12/10/2019 03h46 Atualizada há 3 anos
Por: Redação
Marinha conclui processo de união das sessões de mais um submarino

Cerimônia realizada pela Marinha, nesta sexta-feira (11), no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, divulgou a conclusão da integração das sessões do Submarino Humaitá (SBR-2), segundo dos quatro previstos pelo Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

Em solenidade com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, ressaltou os avanços proporcionados ao Brasil por meio do Programa.

“Gostaria de registrar meu orgulho em poder testemunhar mais este importante passo no Programa de Desenvolvimento de Submarinos, um dos mais significativos programas estratégicos da Marinha e do Ministério da Defesa, que contribuirá decisivamente para assegurar o exercício da nossa soberania”, destacou o Ministro.

O PROSUB prevê a construção de quatro submarinos convencionais, originários dos submarinos franceses classe Scorpéne, construídos pela empresa Itaguaí Construções Navais (ICN), sob a supervisão da Marinha do Brasil. Também integra o PROSUB o desenvolvimento de um submarino de propulsão nuclear.

Acompanhado de parte da sua equipe ministerial, o Presidente Bolsonaro mencionou o benefício em relação a autonomia que os novos submarinos trarão ao Brasil “Mais que investimento essa é a garantia da nossa liberdade e da nossa soberania”, assegurou. Em discurso, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, informou que a fase concluída “constitui a última etapa do processo construtivo antes do lançamento do submarino” e ressaltou a importância da aquisição de conhecimento tecnológico ao país.

“A integração final das seções do Submarino Humaitá, além de efetivar operação de elevada sofisticação tecnológica reitera o êxito de um complexo processo de absorção de tecnologia e conhecimento de valor estratégico”, declarou o Almirante. Na ocasião, foi lançado selo comemorativo, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que homenageia a integração do submarino Humaitá.

Em dezembro, a Força Naval realizou o lançamento do Submarino Riachuelo, primeiro dos quatro submarinos convencionais do PROSUB. No momento, a embarcação encontra-se em fase de testes no mar.

Estiveram também presentes na solenidade os Ministros da Economia, Paulo Guedes, de Minas e Energia, Bento Albuquerque, da Secretaria Geral, Jorge Oliveira; da Secretaria de Governo, Luís Eduardo Campos, do Gabinete de Segurança Institucional, General Augusto Heleno, além do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Bermudez; e do Presidente da Itaguaí Construções Navais, André Portalis, entre outras autoridades militares e civis.

Fonte: Ministério da Defesa

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.