A intensificação do período chuvoso em Palmas significa um alerta para o risco de doenças como dengue, chagas, leishmaniose e malária. Nessa terça-feira (22) a prefeitura de Palmas chamou a atenção para a importância da visita dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs), ou agentes de saúde, como são conhecidos. A Secretaria Municipal de Saúde orienta ainda quanto aos casos em que o cidadão tem receio de abrir a porta para o agente.
“As pessoas têm medo de que sejam ladrões querendo invadir a casa”, afirma o agente comunitário Valdivino Maia ao site oficial da prefeitura de Palmas. Para identificar os profissionais é só reparar na padronização do uniforme que eles usam: camiseta branca, boné/chapéu preto, calça e jaqueta marrom. Todas as peças, assim como o crachá de identificação, levam a logomarca da Prefeitura de Palmas.
É possível ainda pedir a identificação do profissional e checar se ele realmente é um agente, ligando para o número da Unidade de Vigilância e Controles de Zoonoses (UVCZ) (63) 3212- 7915 ou ligando para o número localizado na Ficha de Visita deixada pelo último agente que vistoriou a residência.