Sexta, 27 de Maio de 2022 22:16
63 98121-2858
Brasil Contrariando

Contrariando 'especialistas' de esquerda, governo aprova no Congresso acordo histórico da Base de Alcântara

Contrariando 'especialistas' de esquerda, governo aprova no Congresso acordo histórico da Base de Alcântara

24/10/2019 13h49 Atualizada há 3 anos
Por: Redação
Contrariando 'especialistas' de esquerda, governo aprova no Congresso acordo histórico da Base de Alcântara

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, comemorou na quarta-feira (23), em São Paulo, a aprovação na Câmara do decreto legislativo sobre o acordo de salvaguardas tecnológicas assinado pelo Brasil e pelos Estados Unidos para permitir o uso da base de Alcântara (MA). Em entrevista, o ministro disse que a aprovação na Câmara, na terça (22), foi um “momento histórico para o programa espacial”.  O projeto ainda precisa de aprovação do Senado, antes de passar pela sanção presidencial.

“O acordo de salvaguardas tecnológicas estava em negociação há 20 anos. Ontem foi um momento histórico para o programa espacial brasileiro, para as comunidades todas da região de Alcântara que vão ter a qualidade de vida melhorada consideravelmente. É um primeiro passo. Temos ainda o Senado. Mas uma vez que esteja aprovado no Congresso, passamos para a segunda fase desse projeto, que são os planos de negócio, que vão ser feitos com as comunidades locais, governo local, empresas e escolas. Uma vez aprovado o plano de negócios, iniciamos as operações”, disse.

A expectativa do ministro é de que todo o plano de negócios, as melhorias iniciais de infraestrutura necessárias para o começo das operações e as negociações internacionais possam demorar cerca de um ano. “Para 2021 poderemos ter o início das operações”, disse.

O ministro participou hoje da 11º Dia da Engenharia Brasil-Alemanha, realizado pela Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil). Durante o evento, ele recebeu o prêmio VDI-Brasil - Destaque de Engenharia de 2019.

Source
Fonte: Agência Brasil

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.