Domingo, 07 de Agosto de 2022 18:33
63 98121-2858
Geral Geral

Delegação de Moçambique conhece sistema de auditoria do SUS

Delegação de Moçambique conhece sistema de auditoria do SUS

12/11/2019 09h59 Atualizada há 3 anos
Por: Redação
Delegação de Moçambique conhece sistema de auditoria do SUS

O Ministério da Saúde recebeu nesta segunda-feira (11), em Brasília, uma delegação do órgão de saúde de Moçambique. O grupo sul-africano vai permanecer no Brasil, entre os dias 11 e 14 de novembro, para trocar experiências e conhecer o Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DENASUS), área dentro do Ministério da Saúde brasileiro que realiza auditorias no Sistema Único de Saúde (SUS) em áreas, como atendimento de saúde, acesso a medicamentos, recursos financeiros, além de formação de pessoal.

“Estamos trocando experiências e conhecendo os instrumentos que o Brasil possui, para a realização de auditorias e produção de relatórios. Vamos verificar ainda a possibilidade de trazer alguns dos nossos técnicos para a formação junto ao órgão de saúde brasileiro”, disse o chefe da delegação de Moçambique, o inspetor Martinho Dge Dge.

Para o diretor do DENAUS, Cláudio Azevedo Costa, o encontro, que acontece a convite da Controladoria-Geral da União do Brasil, proporcionou à delegação conhecer o que o Ministério da Saúde brasileiro tem de prático e que pode contribuir no papel do profissional de auditoria de Moçambique. “Vamos compartilhar como funciona o nosso trabalho na prática para que eles possam aplicar em seu país. Neste primeiro momento, estamos apresentando o conteúdo geral; e em seguida, faremos reuniões específicas com algumas áreas”, explicou Costa.

Participaram do encontro a diretoria de Integridade na Saúde (DINTEG), a Subsecretaria de Assuntos Administrativos, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias de Municipais da Saúde (CONASEMS), todas do âmbito do Ministério da Saúde.

Até o final da semana, o grupo ainda visitará a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Anvisa.

Fonte: Ministério da Saúde

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.