Sexta, 19 de Agosto de 2022 10:41
63 98121-2858
Turismo Praias

Praias do Piauí estão livres de óleo. Confira os locais que ainda possuem manchas

Praias do Piauí estão livres de óleo. Confira os locais que ainda possuem manchas

18/11/2019 15h21 Atualizada há 3 anos
Por: Redação
Praias do Piauí estão livres de óleo. Confira os locais que ainda possuem manchas

O Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil (MB), Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), informou, neste domingo (17), que um helicóptero (UH-12) sobrevoou o litoral do Piauí e não foram identificados vestígios de óleo na água. Na noite deste domingo, o Navio-Patrulha (NPa) “Guanabara” chegará à região do Delta do Parnaíba-PI para reforçar as ações de busca e recolhimento de resíduos oleosos no mar.

A nota informou, também, que os estados do Ceará, Paraíba, Sergipe e Pernambuco estão com as praias limpas. As seguintes localidades permanecem com vestígios de óleo, com ações de limpeza em andamento: Araioses e Tutóia, no Maranhão; Luís Correia, Ilha Grande e Parnaíba, no Piauí; Maxaranguape e Natal, no Rio Grande do Norte; Barra de São Miguel e Japaratinga, em Alagoas; Maraú, Igrapiúna, Jandaíra, Conde e Esplanada, na Bahia; Conceição da Barra, Linhares, Aracruz e São Matheus, no Espírito Santo.

Até o momento, atuam nessa operação 5.298 militares da MB, 22 navios, sendo 21 da MB e 1 da Petrobras, 3 aeronaves, sendo 1 da MB, 1 da Força Aérea Brasileira (FAB) e 1 da Petrobras, além de 29 viaturas e 252 militares do Exército Brasileiro (EB), 6 militares da Força Aérea Brasileira (FAB), 68 servidores do Ibama, 55 do ICMBio, 3.873 da Defesa Civil e 440 funcionários da Petrobras.

De acordo com o levantamento feito pelo Ibama, foram contabilizadas, aproximadamente, 4.500 toneladas de resíduos de óleo retirados das praias nordestinas, até o dia de hoje. A contagem desse material não inclui somente óleo, mas também é composta por areia, lonas e outros materiais utilizados para a coleta. O descarte é feito pelas Secretarias de Meio Ambiente dos Estados.

Fonte: Agência de Notícias do Turismo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.