Procurou o diretório do partido político que você tem afinidade para preencher a ficha de filiação? Saiba que o procedimento não é o bastante para assegurar sua adesão. Foi o que descobriram adeptos do PSL interessados em ingressar na nova sigla que abrigará o presidente Jair Bolsonaro, a Aliança Pelo Brasil.
Ao consultar o site do TSE, apoiadores de Bolsonaro no Tocantins, teriam descoberto que, mesmo procurando o antigo partido do presidente para a filiação, nunca tiveram seus cadastros oficializados através do envio ao TSE. O coordenador da Aliança Pelo Brasil, no Tocantins, Farley Meyer, é quem confirma a informação ao Portal Novo Norte e esclarece que para conferir se está ou não filiado ao PSL, ou qualquer outro partido, basta “verificar no site do TSE ou no Cartorio eleitoral de sua cidade”.
A verificação é importante para a base bolsonarista, pois o desligamento de outros partidos políticos é determinante para a assinatura de apoio à criação da Aliança Pelo Brasil
Para consultar a informação no site do TSE, basta:
Caso o eleitor esteja filiado, a mensagem que surgirá na tela certificará o status de “regularmente filiado”. O nome do partido, município e a data da filiação também ficarão visíveis.
Se não houver filiação no nome do eleitor, a mensagem indicará que ele “não está filiado a partido político”.
Caso o eleitor tenha sido filiado sem o seu consentimento ele deve solicitar a desfiliação partidária diretamente no diretório do partido.
Como consultar a lista de filiados dos partidos políticos
O eleitor também pode confirmar se está mesmo filiado consultando a relação oficial de filiados dos partidos políticos disponibilizada no site do TSE. Para encontrar seu nome é preciso selecionar o partido, o estado e depois clicar em “Baixar lista”. A lista ficará gravada no seu computador, depois é necessário abrir o arquivo e procurar seu nome na lista.
Se o eleitor tiver solicitado a filiação ao partido e o seu nome não estiver na lista oficial dos filiados, ele deve requerer ao Juiz Eleitoral da zona em que estiver inscrito uma intimação para solicitar ao partido que efetue a filiação.
Com informações: Toda Política