Domingo, 14 de Agosto de 2022 01:08
63 98121-2858
Geral Geral

Saiba como descobrir se pedido de filiação partidária feito pela internet foi validado

Saiba como descobrir se pedido de filiação partidária feito pela internet foi validado

20/11/2019 18h40 Atualizada há 3 anos
Por: Deborah Sena
Saiba como descobrir se pedido de filiação partidária feito pela internet foi validado

Procurou o diretório do partido político que você tem afinidade para preencher a ficha de filiação? Saiba que o procedimento não é o bastante para assegurar sua adesão. Foi o que descobriram adeptos do PSL interessados em ingressar na nova sigla que abrigará o presidente Jair Bolsonaro, a Aliança Pelo Brasil.  

Ao consultar o site do TSE, apoiadores de Bolsonaro no Tocantins, teriam descoberto que, mesmo procurando o antigo partido do presidente para a filiação, nunca tiveram seus cadastros oficializados através do envio ao TSE. O coordenador da Aliança Pelo Brasil, no Tocantins, Farley Meyer, é quem confirma a informação ao Portal Novo Norte e esclarece que para conferir se está ou não filiado ao PSL, ou qualquer outro partido, basta “verificar no site do TSE ou no Cartorio eleitoral de sua cidade”.  

A verificação é importante para a base bolsonarista, pois o desligamento de outros partidos políticos é determinante para a assinatura de apoio à criação da Aliança Pelo Brasil

Para consultar a informação no site do TSE, basta:

  • acessar o Filiaweb no site do TSE
  • inserir o número do título de eleitor no campo “Inscrição”;
  • clicar em “Gerar Certidão”.

Caso o eleitor  esteja filiado, a mensagem que surgirá na tela certificará o status de “regularmente filiado”. O nome do partido, município e a data da filiação também ficarão visíveis.

Se não houver filiação no nome do eleitor, a mensagem indicará que ele “não está filiado a partido político”.

Caso o eleitor tenha sido filiado sem o seu consentimento ele deve solicitar a desfiliação partidária diretamente no diretório do partido.

Como consultar a lista de filiados dos partidos políticos

O eleitor também pode confirmar se está mesmo filiado consultando a relação oficial de filiados dos partidos políticos disponibilizada no site do TSE. Para encontrar seu nome é preciso selecionar o partido, o estado e depois clicar em “Baixar lista”. A lista ficará gravada no seu computador, depois é necessário abrir o arquivo e procurar seu nome na lista.

Se o eleitor tiver solicitado a filiação ao partido e o seu nome não estiver na lista oficial dos filiados, ele deve requerer ao Juiz Eleitoral da zona em que estiver inscrito uma intimação para solicitar ao partido que efetue a filiação.

Com informações: Toda Política

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.