O helicóptero da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Tocantins fez um pouso em um lugar incomum na tarde dessa terça-feira (26) no centro de Palmas.
A aeronave de matrícula PR-SST fez manobras no ar e pousou no canteiro central próximo ao cruzamento da avenida Teotônio Segurado com a LO-12, na região norte da cidade. Não havia nenhum acidente nas proximidades ou sinal de que a aeronave estaria atendendo a alguma ocorrência que justificasse o pouso. O motor não estava acionado.
O pouso de aeronaves em locais não autorizados ou fora de aeródromos só pode ocorrer em casos de emergência e não deve ser frequente. Solicitamos informações da Secretaria da Comunicação do Estado do Tocantins e aguardamos um posicionamento oficial.
Recentemente, a aeronave modelo AS 350 B3 passou por procedimentos de manutenção por horas de vôo e realização de Inspeção Anual de Manutenção (IAM). Ao Portal Novo Norte, a SSP informou que "o motivo da manutenção visa o cumprimento de inspeções horárias e de calendário, conforme manual do fabricante. Sendo que a aeronave passa por quatro manutenções preventivas ao ano, em datas não divulgadas, por questões de segurança".
Ainda de acordo com a SSP, o helicóptero é apto "a realizar todas as atividades elencadas na legislação aplicável (RBHA nº. 91, subparte K, e RBAC nº. 90), tais como: apoio ao policiamento ostensivo e preventivo (Radiopatrulhamento Aéreo - RPA); apoio a ocorrências policiais; apoio às operações policiais programadas; resgate aquático e terrestre; remoção/transporte aeromédico; buscas por pessoas desaparecidas e foragidas; transporte de órgãos e tecidos; transporte e segurança de autoridade" .
Em 2017, uma aeronave particular pousou próximo a residências no centro de Palmas. O pouso do helicóptero assustou os moradores. Testemunhas contaram que o helicóptero desceu para que um homem fizesse compras em uma conveniência. No vídeo divulgado nas redes sociais por um morador mostra o momento em que dois homens correm com sacos de gelo e outros produtos. Um deles apenas entrega o material. O outro sobe no helicóptero. Segundos depois, a aeronave decola. O caso foi investigado pela Anac.