Domingo, 07 de Agosto de 2022 19:50
63 98121-2858
Brasil Fim

Fim do mandato vitalício para ministros do STF pode estar próximo

Fim do mandato vitalício para ministros do STF pode estar próximo

10/01/2020 17h01 Atualizada há 3 anos
Por: Redação
Fim do mandato vitalício para ministros do STF pode estar próximo

Pronta para entrar na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, proposta de emenda à Constituição muda as regras para o processo de escolha e o tempo dos mandatos dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

O relator, Senador Antônio Anastasia (PSDB), acolheu um substitutivo que fixa o tempo de mandato dos ministros do Supremo Tribunal Federal deve ser de dez anos sem recondução ao cargo. Para ele, é um tempo adequado, até maior, segundo ele, do que o que geralmente têm durado os mandatos dos ministros, hoje vitalícios.

 “O modelo da PEC 35/2015 (mandato de dez anos, sem recondução e com inelegibilidade de cinco anos após seu término) parece-nos o mais adequado, e é o que estamos incorporando no substitutivo que ora submetemos”, afirmou Anastasia em seu relatório.

Fonte: Agência Senado

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.