Segunda, 15 de Agosto de 2022 07:41
63 98121-2858
Geral Geral

Governo estuda viabilidade para exportar produtos da farinha de mandioca para Europa

Governo estuda viabilidade para exportar produtos da farinha de mandioca para Europa

22/01/2020 10h13 Atualizada há 3 anos
Por: Redação
Governo estuda viabilidade para exportar produtos da farinha de mandioca para Europa

A engenheira de Alimentos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Verônica Gonçalves França e o proprietário da empresa Naturale, José Arcanjo Pereira Júnior, estudam a viabilidade para exportar a farinha de mandioca sabor pequi  produzida no Tocantins diretamente para países da Europa. O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira, 21,  na sede da Secretaria, onde foi apresentada a formulação desenvolvida  para serem processados e comercializados no comércio exterior. 

A proposta é selecionar uma formulação desenvolvida, especialmente para atender a demanda da empresa, neste caso farinha de mandioca pubada sabor pequi. Ao todo a técnica da Seagro desenvolveu 13 formulações e destas, 03 (três) foram aprovadas e serão industrializadas nos próximos meses. A intenção é exportar este novo produto, principalmente para a Bélgica, Holanda e Portugal.

De acordo com o proprietário da empresa, José Arcanjo, a comercialização entre a Europa e o Tocantins já existe, mas o empresário quer expandir a venda dos produtos agregados de valores. “Já fechamos a venda de duas toneladas de puba e, ainda ano passado, exportamos o pequi in natura para estes locais, mas visamos crescer esse mercado consumidor com outros produtos diferenciados”, ressaltou.

O empresário diz ainda que pretende expandir a comercialização com produtos derivados do pequi e mandioca. “Pretendemos aumentar esse negócio e levar produtos de valores agregados no padrão de qualidade para o mercado europeu”, complementou.

Segundo engenheira de Alimentos, Verônica França, para tanto, a Secretaria de Agricultura estará auxiliando aos produtores tocantinenses a se qualificarem. “E, assim, abrir novos mercados com produtos diferenciados tais como a farinha de mandioca temperada e saborizada com pequi, bem como outros produtos produzidos com  frutos do cerrado”, projetou.

Agrotins 2020

Para incentivar essa atividade aos produtores tocantinienses, a gerência de Agroindústria da Seagro estará na Agrotins 2020, que será de 05 a 09 de maio, realizando oficinas de capacitação para ensinar o processamento adequado dos produtos da farinha, principalmente a farinha de puba, bem como apresentará diferentes formulações a base de frutos do cerrado.

Fonte: Governo do Estado

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.