Em reunião na Comissão de Constituição da Justiça e Cidadania (CCJ), na manhã desta quarta-feira (5), o senador Humberto Costa (PT-PE) criticou um movimento contrário a um projeto dele que cria, no Senado Federal, a Instituição Independente de Acompanhamento das Mídias Sociais (PRS 56/2019).
De acordo com o parlamentar, a petição, feita por internautas contrários ao projeto, solicita que a matéria seja arquivada, sob alegação de que se trata de uma proposta de controle da internet e de restrição da liberdade de expressão.
De fato, o projeto é uma ameaça à liberdade de expressão, sobretudo dos setores conservadores e de direita. Uma patrulha do politicamente correto e da opinião conservadora que vem sendo rechaçada pela opinião pública.
Na enquete que trata da tramitaçào da matéria no portal do Senado Federal, a proposição autoritária do senador Humberto Costa está perdendo de lavada: 7.987 contrários à medida e somente 44 favoráveis ao controle proposto pelo petista. Vote você também aqui.
Humberto Costa quer que a instituição promova estudos e acompanhe o desenvolvimento desse setor de forma continuada, servindo como apoio aos trabalhos normativos do Senado “que tratem de temáticas afeitas à tecnologia da informação e às mídias sociais”. Para ele, a entidade poderá, por exemplo, analisar denúncias de que um assunto é resultado da manipulação de fatos ou da geração de notícias falsas.
Fonte: Agência Senado