Segunda, 23 de Maio de 2022 08:34
63 98121-2858
Geral Geral

Ministério envia equipes ao ES e MG para apoio às demandas por recursos federais

Ministério envia equipes ao ES e MG para apoio às demandas por recursos federais

07/02/2020 17h53 Atualizada há 2 anos
Por: Redação
Ministério envia equipes ao ES e MG para apoio às demandas por recursos federais

Brasília-DF, 7/2/2020 – Técnicos da Defesa Civil Nacional irão ao Espírito Santo e Minas Gerais para reforçar o apoio a cidades afetadas por fortes chuvas na elaboração e envio dos planos de trabalho para solicitação de auxílio federal. O objetivo é que os pedidos sejam encaminhados corretamente ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e, assim, a análise e a aprovação das propostas sejam realizadas com celeridade. As equipes estarão nos estados na próxima semana. Ao todo, 218 municípios das duas unidades federativas obtiveram reconhecimento sumário do estado de calamidade pública ou de situação de emergência pelo Governo Federal.

“A ida dos técnicos será para capacitar profissionais das cidades atingidas, possibilitando que eles tenham um conhecimento mais detalhado do processo para acessar recursos da União. É importante frisar que todas as etapas de preenchimento e envio da documentação necessária já são bastante céleres, pois ocorre por meio do S2id [Sistema Integrado de Informações sobre Desastres], nossa plataforma de comunicação com as defesas civis estaduais e municipais”, destaca o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.

No Espírito Santo, são seis localidades em estado de calamidade e outras 16 em situação de emergência. Enquanto isso, em Minas Gerais, são 196 cidades com reconhecimento federal por emergência.

Pronto apoio

Os primeiros registros de chuvas intensas no Espírito Santo ocorreram em 17 de janeiro. Já no dia seguinte, técnicos da Defesa Civil Nacional deslocaram-se às regiões afetadas para auxiliar equipes locais nas primeiras ações de socorro e assistência, bem como na avaliação do impacto dos temporais na região.

Em Minas Gerais, as primeiras ocorrências foram registradas no dia 19 de janeiro. Assim como no estado capixaba, equipes do Ministério do Desenvolvimento Regional prestaram pronto auxílio ao atendimento de situações de desastre.

Cerca de R$ 1 bilhão está disponível para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução em estados afetados por fortes chuvas no Sudeste.O crédito extraordinário foi autorizado por meio de Medida Provisória, em favor do MDR. Saiba mais.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.