Sexta, 20 de Maio de 2022 20:55
63 98121-2858
Geral Geral

Confira algumas importantes dicas para aproveitar o carnaval

Confira algumas importantes dicas para aproveitar o carnaval

19/02/2020 14h49 Atualizada há 2 anos
Por: Redação
Confira algumas importantes dicas para aproveitar o carnaval

Preparados para o Carnaval? Esteja você nos bloquinhos de rua, desfiles de escolas de samba, bailes e até mesmo em um acampamento com os amigos é preciso ficar atento para não cometer excessos e prejudicar a saúde.

"O carnaval é ótimo. A gente tem que se divertir. É uma festa do povo brasileiro. Mas, tudo o que a gente tem que fazer, tem que ser feito com moderação. Então, que a gente possa utilizar sempre as recomendações de prevenção a qualquer doença, acidentes ou violência", enfatiza o diretor de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, Gerson Pereira.

Confira dicas importantes do Ministério da Saúde para o período de festas:

1. Hidrate-se

Água

Nutricionistas indicam que a hidratação deve ser feita com antecedência para prevenir a desidratação. Beba bastante água, seja pura, em forma de suco ou consumindo frutas que contenham muita água como a laranja, melancia, melão, morango e abacaxi. Elas ajudarão a manter o corpo hidratado, o que é fundamental para quem deseja permanecer bem disposto. Os sucos de frutas são uma ótima opção, pois além de hidratar, fornecem um açúcar natural (frutose) que repõe a energia gasta e impede a hipoglicemia.

2. Alimente-se

Frutas

Alimentos in natura e minimamente processados, de fácil digestão, podem ser opções mais leves para ter disposição no carnaval. Evite trocar refeições por lanches. Consuma hortaliças e alimentos frescos. Tenha à mão opções práticas e saudáveis como frutas e castanhas. Quando comer fora de casa, dê preferência a alimentos produzidos na hora e evite fast foods. Estar bem alimentado também ajuda a reduzir os efeitos do consumo de álcool.

3. Se beber, não dirija!

Lei seca

Embora seja uma situação de extremo risco, são frequentes os casos de embriaguez ao volante. A maioria das pessoas embriagadas “acredita” que está bem, com reflexos e reações normais. Isso ocorre devido à falsa sensação inicial de leveza e bem estar que o álcool proporciona. Além disso, o álcool induz as pessoas a fazerem coisas que normalmente não fariam, seja por excesso de confiança, ou pela perda da noção de perigo e respeito à vida. Por isso, ao participar das festas de carnaval utilize formas alternativas de viagem, como ir caminhando, de ônibus, metrô ou utilizando aplicativos de transporte privado.

4. Camisinha é uma responsa de todos

Camisinha

Preservativo, camisinha, chame como quiser! O importante mesmo é usar o método em todas as relações sexuais para se proteger de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como HIV, sífilis, herpes genital, gonorreia e HPV, além de evitar uma uma gravidez não planejada. Usar camisinha é responsabilidade de todos; seja jovem, idoso, homem, mulher, etc.!

5. Adolescência primeiro

Adolescência

A adolescência é uma fase bem delicada. É um período dedicado ao aprofundamento dos projetos de vida, personalidade, interesses, e uma fase em que os hormônios começam a borbulhar. Portanto todo cuidado, precaução e aconselhamento são bem-vindos para evitar uma indesejável gravidez na adolescência. Por isso, reflita sobre as consequências de uma gravidez não intencional. Curta o carnaval com a alegria da adolescência, mas deixe a gravidez para depois.

Divirta-se com responsabilidade!

6. Reponha suas energias

Dormir

Descanse sempre que possível. O corpo precisa de 6 a 8 horas por dia para se regenerar. Caso ele não tenha esse o período de descanso, fica muito difícil manter o ritmo todos os dias do carnaval. Em algum momento ele dará sinais de cansaço e esgotamento. Caso a folia vá até tarde, faça uma compensação dormindo um pouco mais.

7. Use filtro solar

Protetor solar

Se você vai curtir o carnaval durante o dia, não se esqueça de proteger a pele. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o uso de chapéus, camisetas e protetores solares, reaplicado-os de duas em duas horas. Também deve ser evitada a exposição entre as 10h e 16h.

8. Cuidado com afogamentos

Cachoeira da Jabuticaba

O calor da época leva muitas pessoas a praias, lagos e cachoeiras. Durante o carnaval, o número de pessoas vítimas de afogamento cresce. Ao procurar locais para nadar, escolha locais conhecidos e nunca vá sozinho. É importante também obedecer sinalizações de perigo. Procure sempre locais que tenham a presença de Guarda-Vidas ou o Corpo de Bombeiros. Se ingerir bebida alcoólica, evite entrar na água.

9. Violência não!

Paz

Festa é sinônimo de diversão. Não se envolva em brigas, nunca use da violência para impor sua vontade. Já as “encoxadas”, apalpadelas, passadas de mão, beijo forçado e outros abusos podem ser denunciados à Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180); Central de Denúncias de Violações de Direitos Humano (Disque 100); ou ao Disque-Denúncia de sua cidade. 

Fonte: Governo do Brasil

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.