Domingo, 29 de Maio de 2022 06:01
63 98121-2858
Geral Geral

Procon orienta idosos sobre educação financeira

Procon orienta idosos sobre educação financeira

21/02/2020 10h31 Atualizada há 2 anos
Por: Pablo Carvalho
Procon orienta idosos sobre educação financeira

Pequenas despesas não contabilizadas podem ser um dos principais motivos que comprometem o orçamento de muitos consumidores. A recarga de crédito no celular, lanches diários e até mesmo o combustível usado no mês são alguns gastos que passam despercebidos na hora de fazer o planejamento financeiro.

Com o objetivo de orientar idosos sobre a importância do planejamento financeiro e familiar, o Procon Tocantins ministrou palestra no Centro de Referência Social (Cras) de Taquaruçu, distrito de Palmas, nessa quinta-feira, 20. Mais de 30 idosos participaram.

Na ocasião, o cuidado do uso do cheque especial, pagamento do valor mínimo do cartão de crédito e as compras com parcelamento em longo prazo e os juros altos, também foram abordados com os participantes, assim como a participação de todos os membros da família na hora de fazer o planejamento do orçamento.

“Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), apenas duas em cada 10 pessoas têm controle da situação financeira. Isso é preocupante, porque perdemos o controle das finanças e acabamos nos endividando. O planejamento é a melhor solução”, destacou a técnica em Defesa do Consumidor, Djanira Gonçalves.

O casal de idosos, Cícera Brito e José Cícero Brito Pereira, explicou que são casados há 47 anos e não possuem o hábito de organizar as finanças. “Percebemos que muitas coisas que nós não anotamos realmente pesam na hora de pagar as contas. Vamos ter mais cuidado e agora fazer tudo certo”, garantiu os aposentados.

O Procon Tocantins tem intensificado a realização de palestras e ações por meio da Educação para o Consumo. O objetivo é conscientizar os consumidores dos seus direitos, assim como o consumo consciente e evitar o endividamento.

Fonte: SECOM/TO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.